UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

26/07/2007 - 12h17

Com ajuda de sorteio, Rosângela Conceição disputa o bronze

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Apesar da derrota contra a norte-americana Kristie Marano, a brasileira Rosângela Conceição, a "Zanza", disputará a medalha de bronze na categoria até 72 kg no torneio de luta feminina dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Ela é a única brasileira que se classificou da fase eliminatória.

Zanza perdeu para Marano por 2 rounds a 0, mas mesmo assim ela já está classificada para a disputa da semifinal, porque foi beneficiada pelo sorteio das chaves, e não teve adversária na fase qualificatória.

EFE
Rosângela Conceição é derrotada pela norte-americana Kris Marano na estréia
VEJA AS FOTOS DO DIA NA LUTA
O sorteio é feito horas antes do início das lutas, e só então os atletas tomam conhecimento de seus rivais. Como a brasileira "sobrou", avançou direto à fase seguinte. As finais acontecem na tarde desta sexta-feira.

Contra a norte-americana, porém, Zanza acredita que teve sua dose de azar. Após perder o primeiro round por 3 a 0, empatou o segundo por 1 a 1. Na luta feminina, o desempate é feito de acordo com o tempo dos golpes - o lutador que conseguiu o último ponto vence (Em caso de empate por 0 a 0, o desempate é tirado na moeda).

Isso deu a vitória à norte-americana, para desespero da brasileira, que questionou o golpes da adversária. Seu técnico, Jefferson Oliveira, pediu ao árbitro de mesa para usar o recurso de vídeo, mas o juiz entendeu que o ponto de Marano foi lgítimo, e encerrou a luta. A decisão revoltou o treinador brasileiro.

"Isso só acontece porque ela é brasileira. Tenho certeza que se fosse uma canadense ou uma venezuelana que pedisse o recurso, ele atenderia. Era só olhar e confirmar, a gente só quer ter certeza, é um direito nosso", argumentou Oliveira.

Na saída das lutadoras, Zanza ainda cutucou a norte-americana. Com um sinal, mostrou que tinha sido roubada. Marano apenas riu e se absteve de culpa.

"Esse último ponto dela não existiu. Não vou ficar nervosa porque sou atleta e sei como essas coisas são. Volto para o bronze e vou me concentrar só nisso", resignou-se Zanza.

A norte-americana Kristie Marano vai à final contra a canadense Ohenewa Akuffo, enquanto Zanza enfrentará a dominicana Sulmira Brea pelo bronze.

"Elas nunca se encontraram, mas pelo que vi hoje posso dizer que temos grandes chances de ganhar. A Rosângela é bem superior fisicamente à dominicana", aposta o técnico brasileiro.