UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

26/07/2007 - 12h36

No segundo dia, Brasil já tem dois bronzes garantidos no caratê

Da Redação
Em São Paulo

Com 100% de aproveitamento Valéria Kumizaki conseguiu se classificar para semifinal do caratê nos Jogos Pan-Americanos 2007. A brasileira venceu os três combates de que participou e já garantiu a medalha de bronze. A carateca enfrentará Jessy Reyes, do Chile, que conseguiu apenas três empates e se classificou em segundo lugar no outro grupo.

Outro que já tem o bronze é Nelson Sardemberg. O brasileiro que luta na categoria até 80 kg conseguiu se classificar em primeiro do grupo ao empatar um combate e vencer dois. O empate, em 6 a 6, foi justamente contra o colombiano Gilbert Oroco, que se classificou em segundo lugar e, tem chances de se cruzar novamente com Sardemberg, só que valendo o ouro.

Nas outras duas lutas, o placar foi elástico. Contra o cubano Yilexis Márquez, o placar somou 8 a 1 e contra Cesar Herrera, da Venezuela, Sardemberg pontuou seis vezes, contra três de Herrera. O próximo adversário de Sardemberg será o chileno Diego Borquez que venceu duas lutas e perdeu uma na primeira fase.

Já Caio Duprat, que competiu na categoria até 75 kg, não conseguiu se manter na competição. Duprat foi eliminado depois de vencer a luta contra o argentino Franco Icasati, empatar com Jorge Zaragoza, de Cuba e perder a última para o dominicano Gustavo Dionísio.

No último confronto, que decidiu a eliminação do brasileiro, a luta caminhou empatada até os 30 segundos finais. Porém, uma punição do árbitro acabou colocando o dominicano na frente do placar e resultou na exclusão de Duprat dos Jogos Pan-Americanos 2007.