UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

26/07/2007 - 15h03

Porto Rico bate Ilhas Virgens e agora espera o Brasil

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Porto Rico também teve dificuldades contra Ilhas Virgens, mas venceu o rival caribenho por 62 a 57, nesta quinta-feira. Com o resultado, o time praticamente se classificou para as semifinais do torneio masculino de basquete do Pan. Na sexta-feira, enfrenta o Brasil na conclusão do grupo A.

Para as Ilhas Virgens, o jogo teve uma dinâmica semelhante à da derrota contra o Brasil. A equipe em nenhum momento desistiu de buscar o placar. Mas em nenhum momento assumiu a liderança.

A menos de dois minutos para o fim, o time perdia por 60 a 57. Teve o apoio da torcida brasileira, mas falhou nas posses de bola em que podia ao menos conseguir o empate. A equipe disputou apenas sua segunda partida depois de se reunirem em cima da hora para o Pan.

O ala Alejandro Carmona foi destaque porto-riquenho. Depois de marcar apenas quatro pontos na primeira rodada, ele anotou 23 e foi de longe o cestinha da partida - o ala rival Cuthbert Victor, com 13 pontos, foi quem chegou mais perto.

Carmona converteu 12 pontos no terceiro período e ainda pegou seis rebotes, no qual sua equipe conseguiu abrir uma vantagem de oito pontos, que serviu para dar folga à sua seleção até o fim do confronto. No primeiro tempo, a dianteira era de apenas 32 a 30.

O bom desempenho do ala compensou a fraca partida do armador José Juan Barea, capitão e cérebro de Porto Rico, que somou sete pontos e quatro assistências. A marcação de Ilhas Virgens barrou as infiltrações do jogador do Dallas Mavericks e expôs sua principal fraqueza: o arremesso de longa e média distância - acertou apenas três de 17 tentativas.

Já o grandalhão Peter John Ramos, ex-Washington Wizards, foi um pouco mais ativo dentro do garrafão, com 11 pontos, 10 rebotes, dois roubos de bola e dois tocos. Sua envergadura forçou os atletas de Ilhas Virgens a mudar muitos de seus arremessos de última hora. Sua falta de mobilidade, porém, ficou clara quando o pivô Frank Elegar e os alas adversários o atacavam frontalmente.

As Ilhas Virgens, que haviam marcado 81 pontos contra o Brasil, agora precisam torcer por uma derrota do Brasil contra o Canadá para terem chance de avançar à disputa por medalhas.