UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

26/07/2007 - 23h55

Argentina bate o Uruguai e vai à semifinal do basquete

Da Redação
Em São Paulo

Mesmo sem força máxima nos Jogos Pan-Americanos, a seleção da Argentina manteve a boa campanha no Rio de Janeiro com a vitória sobre o Uruguai por 71 a 69 nesta quinta-feira. Foi o segundo triunfo da equipe em dois jogos na primeira fase.

AFP
Argentino Miculas (esquerda) e uruguaio Taboada disputam lance nesta quinta
TABELA DE JOGOS NO PAN
O cestinha do jogo foi o uruguaio Leandro Morales, com 21 pontos (seis bolas de três pontos). Pela Argentina, o principal anotador foi Diego Garcia, com 17 pontos.

Com o resultado, a Argentina lidera o grupo B, com campanha de 100% de aproveitamento. Na primeira rodada, os argentinos haviam derrotado o Panamá. O desempenho confere à equipe uma vaga na semifinal do torneio pan-americano, mesmo com uma rodada de antecedência.

O Uruguai, por sua vez, soma uma vitória e uma derrota e vai à rodada final da primeira fase, quando enfrenta o Panamá, ainda com chances de disputar as semifinais.

No grupo B, a única seleção que não tem mais chances de classificação é a dos Estados Unidos, que apresenta duas derrotas em duas rodadas disputadas.

Atual campeã olímpica, a Argentina disputa os Jogos Pan-Americanos desfalcada de suas principais estrelas, como o armador Manu Ginóbili, vencedor da última temporada da NBA com o San Antonio Spurs, e Andres Nocioni, atleta do Chicago Bulls, Luis Scola, sucesso no basquete europeu, entre outros.

No primeiro jogo da rodada do grupo B nesta quinta-feira, os Estados Unidos sofreram a segunda derrota na primeira fase, caindo por 75 a 67 diante do Panamá.

Assim como os argentinos, os norte-americanos disputam o Pan do Rio com uma "equipe alternativa", sem nenhum nome conhecido da poderosa NBA. Apesar de aspirantes a uma vaga na liga, como Wayne Ellinggton, Dewayne White e um provável top-10 do 'draft' Roy Hibbert, a potência do basquete não vêm conseguindo bom resultados no torneio.

No grupo A, por sua vez, as seleções de Brasil e Porto Rico asseguraram a classificação para a semifinal de forma antecipada. Anfitriões do Pan, os brasileiros derrotaram o Canadá (98 a 63), enquanto que os porto-riquenhos bateram as Ilhas Virgens (62 a 57).