UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

25/07/2007 - 17h52

J-24 do Brasil vence a 3ª seguida; país lidera na hobie cat

Da Redação
Em São Paulo

O barco brasileiro da classe J-24 continua sua recuperação na vela dos Jogos Pan-Americanos. O veleiro, capitaneado por Maurício Santa Cruz, venceu, nesta quarta-feira, a terceira consecutiva e se aproximou ainda mais da liderança.

A equipe brasileira tem 100% de aproveitamento nas regatas disputadas. Os velejadores não correram a primeira regata do Pan porque o proeiro João Carlos Jordão foi privado de embarcar pelos médicos por sentir dores nas costas.

Na classificação geral, os brasileiros ocupam o segundo lugar, com 11 pontos perdidos, dois atrás da tripulação argentina. Entretanto, o time de Santa Cruz deve pular para a liderança na quinta-feira, quando será feito o descarte do pior resultado.

"Hoje era uma briga de vento entre norte e sul e isso atrapalhou a tática e tornou a velejada muito difícil. Em fração de segundos o primeiro colocado poderia cair para a última colocação. Tivemos que velejar muito concentrados e cautelosos o tempo todo", disse Santa Cruz, bicampeão mundial na J-24.

Enquanto isso, Jordão continua contribuindo com a equipe nos Jogos Pan-Americanos. O iatista está velejando com um colete cervical. Santa Cruz, que também conta com Alexandre Saldanha e Daniel Santiago na equipe, quer poupa-lo até a Medal Race.

"Com mais uma regata poderemos descartar nosso pior resultado e seguir no campeonato com mais força. O Peninha está velejando conosco, mas está sendo poupado de qualquer esforço. Vamos precisar de força total na Medal Race e ele tem pode estar melhor até lá", comentou.

A única classe que tem liderança do Brasil até o momento é a hobie cat. Bernardo Arndt e Bruno Oliveira não tiveram bom desempenho nesta quarta, mas descartaram o quarto lugar que obtiveram na primeira regata do dia. Posteriormente, ficaram em segundo.

Com isso, eles, que venceram as duas primeiras regatas da competição, contabilizam seis pontos perdidos, seguidos pelos norte-americanos Bob Merrick e Eliza Cleveland, com nove. Em terceiro estão os venezuelanos Gonzalo Cendra e Yamil Saba, com 11.

O Brasil ainda vai bem em outras duas categorias. Na snipe, Alexandre Paradeda e Pedro Amaral estão em terceiro, seis pontos atrás dos uruguaios Pablo Defazio e Eduardo Medici e, na lightning, o trio liderado por Cláudio Biekarck tem 11 pontos e está em terceiro, atrás de chilenos e norte-americanos.

Após três dias de disputa, o Brasil só vai mal em duas categorias. Na sunfish, Bernardo Lowbeer está em nono lugar, com 30 pontos perdidos e, na laser radial, Adriana Costiw ocupa a sétima posição, com 22 pontos.