UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

25/07/2007 - 17h01

Após descarte, Scheidt segue em jejum e mantém 3º lugar

Da Redação
Em São Paulo

O velejador brasileiro continua em "jejum" de vitórias nos Jogos Pan-Americanos. Atual tricampeão da competição, ele ainda não ganhou nenhuma regata da classe laser, ao contrário do que aconteceu em Santo Domingo-2003 quando não deu chance aos adversários, e se manteve na terceira colocação após o terceiro dia de disputa.

BIMBA ENCOSTA NA PONTA
O brasileiro Ricardo Winicki, o Bimba, encostou na liderança da classe RS:X da vela nos Jogos Pan-Americanos. Ele venceu uma das duas regatas disputadas nesta quarta-feira, na Baía da Guanabara, continua em segundo lugar, mas entrou de vez na luta pelo ouro. Bimba soma nove pontos perdidos. O mexicano David Mier y Teran tem a mesma pontuação, mas está à frente por ter vencido o maior número de provas (três contra duas do brasileiro).
LEIA MAIS SOBRE A PROVA
PÁGINA ESPECIAL DE VELA
Cinco regatas já foram realizadas, e os velejadores já descartaram o pior resultado, o que deixa Scheidt com 11 pontos perdidos. Nesta quarta-feira, em provas com fraco vento, ele conseguiu um terceiro e um segundo lugares.

"Ainda me falta um dia excepcional. Fomos para a água com quase 20 nós de vento, mas ele foi diminuindo cada vez mais. Foi mais um dia difícil para mim", disse o brasileiro. "Apesar das dificuldades, continuo bastante animado. O Campbell teve outro grande dia e abriu um pouco na classificação. As regatas desta quinta-feira serão decisivas."

Scheidt, bicampeão olímpico da laser, em Atlanta-1996 e Atenas-2004, começou a perder terreno para os dois primeiros colocados. O norte-americano Andrew Campbell, que venceu a primeira regata do dia, lidera, com 7 pontos perdidos.

J-24 VENCE A 3ª SEGUIDA
O barco brasileiro da classe J-24 continua sua recuperação na vela dos Jogos Pan-Americanos. O veleiro, capitaneado por Maurício Santa Cruz, venceu, nesta quarta-feira, a terceira consecutiva e se aproximou ainda mais da liderança. Na classificação geral, os brasileiros ocupam o segundo lugar, com 11 pontos perdidos, dois atrás da tripulação argentina. A única classe que tem liderança do Brasil até o momento é a hobie cat. Bernardo Arndt e Bruno Oliveira não tiveram bom desempenho nesta quarta, mas seguem à frente com seis pontos perdidos, seguidos pelos norte-americanos Bob Merrick e Eliza Cleveland, com nove.
PÁGINA ESPECIAL DE VELA
Logo atrás está o argentino Julio Alsogaray, que ganhou a segunda regata e já soma três triunfos em cinco possíveis. Ele, que descartou um 11º lugar, contabiliza 10 pontos perdidos, faltando cinco regatas para o fim da primeira etapa.

Para esta quinta, a organização prevê a disputa de três regatas. Na sexta, a agenda será completada com as duas restantes e a definição de como será a "Medal Race", que acontece no sábado. A regata decisiva, que vale medalha, terá só cinco barcos e contará pontuação dobrada.

Essa é a última competição que Scheidt disputa na classe laser. Ele está se dedicando à star desde 2005 e já obteve resultados expressivos. No início deste mês, ao lado do parceiro Bruno Prada, ele conquistou o título mundial em Cascais (Portugal).

Ao abandonar a laser, Scheidt deixa para trás um histórico de triunfos. Além do bi olímpico e do tri pan-americano (Mar del Plata-95, Winnipeg-99 e Santo Domingo-2003), ele é dono de oito títulos mundiais na categoria.