UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

25/07/2007 - 08h55

Hoyama conta com ajuda de guru de Senna para bater recorde

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O preparador-físico Nuno Cobra, maior guru do piloto Ayrton Senna, foi um dos responsáveis pelo recorde de medalhas de ouro conquistado por Hugo Hoyama nos Jogos Pan-Americanos na tarde desta terça-feira, no Rio de Janeiro.

Fotocom/Divulgação
Hugo Hoyama vibra na partida que deu o ouro para a equipe brasileira no Pan
VEJA FOTOS DA CONQUISTA
PERFIL DE HUGO HOYAMA
LEIA MAIS SOBRE O OURO
Autor de livros de auto-ajuda, como "Semente da Vitória", Cobra aconselhou Hoyama antes das partidas decisivas do torneio de equipes do Pan. Na final, o Brasil bateu a Argentina e Hoyama levou para casa a sua nona medalha de ouro na história do Pan.

"Antes de cada partida eu falava com o Nuno Cobra. Ele passava instruções de tranqüilidade, dizendo que o mais importante era buscar a concentração", afirmou Hoyama.

O brasileiro jogou quatro vezes nas semifinais e final desta terça, com duas vitórias e duas derrotas. A última partida foi diante do argentino Pablo Tabachnik. E Hoyama revelou que a pressão pela vitória quase o atrapalhou.

"No último ponto foi bom ele ter errado o saque. Foi um sacrifício a menos para mim. Estava tremendo, mas buscava a concentração", disse o jogador.

Após a vitória, Hoyama fez questão de lembrar do amigo mesa-tenista Cláudio Kano, morto em um acidente de moto em 1996 às vésperas dos Jogos Olímpicos de Atenas.

"O Cláudio é uma das pessoas a quem eu dedico esse título. Éramos como irmãos, então ele sempre fica na memória. Dentro do coração ele sabe que (o ouro) é para ele", afirmou.

Até os Jogos do Rio, Hoyama apontava a vitória sobre Kano na final individual do Pan de Havana-1991 como o grande momento de sua carreira. Mas o atleta mudou de idéia ao superar Gustavo Borges e se tornar o maior medalhista de ouro do Brasil nos Jogos. "Vencer em casa foi o máximo. Foi a minha medalha mais significativa."