UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

25/07/2007 - 14h29

Brasil enfim estréia no softbol, mas com derrota para os EUA

Rodrigo Bertolotto
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Finalmente o softbol começou nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, e como já se esperava, o Brasil perdeu logo na estréia para os Estados Unidos por 7 a 0.

Luis Alvarenga/COB
Brasileiras perderam para os Estados Unidos por 7 a 0 na estréia do softbol no Pan-2007
RECLAMAÇÕES E MUITA PACIÊNCIA
O placar elástico não chama atenção, considerando que as norte-americanas são as únicas campeãs olímpicas da modalidade (Atlanta-96, Sidney-00 e Atenas-04) e as grandes favoritas ao título no Pan, o que seria sua sexta conquista consecutiva no torneio.

"Foi uma vitória para nós ter dificuldado o jogo para elas. Não fizeram nenhum home run", analisou a jogadora Márcia Mizushima.

Ainda nesta quarta as brasileiras voltam a campo para enfrentar Cuba. Já o time dos Estados Unidos pegará a Colômbia. "Contra Cuba deve ser um jogo mais parelho", afirmou Márcia.

A estréia aconteceu com mais de 50 horas de atraso para o time que ficou notório por fazer um calendário com fotos sensuais para promover a modalidade. O softbol deveria ter começado às 10h de segunda-feira, mas uma série de estragos na Cidade do Rock provocados por ventos e chuvas obrigaram a organização a adiar os por jogos dois dias consecutivos. Já a competição, no mesmo local na semana passada, tinha sofrido com a má estrutura e o clima (dois dias de atrasos pela chuva, um por falta de iluminação).

Quando as atletas chegaram nesta manhã, os campos ainda estavam encharcados. Demorou duas horas para a secagem incompleta do local sem drenagem. O público, formado em sua maioria por parentes e amigos da seleção brasileira vindos de São Paulo e de ônibus, ficou esperando do lado de fora.

Depois da platéia acomodada, ainda teve que esperar 20 minutos porque a pitcher Jennie Finch, musa da equipe norte-americana, reclamava de um buraco na área do arremesso. Algumas vaias foram ouvidas.

Algumas partidas desta quarta-feira, inclusive, correm o risco de não acontecer. Isso porque três confrontos estavam marcados para ocorrer no campo 2 da Cidade do Rock, mas o gramado ainda não está em condições de receber partidas por causa da chuva desta madrugada. A organização pretende transferir esses confrontos para o gramado 1, mas ainda não sabe se será possível.