UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

25/07/2007 - 11h20

Softbol começa com atraso, e dirigente apela a São Pedro

Paula Almeida
Em São Paulo*

A organização dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro está se virando como pode para conseguir dar início à competição de softbol. Depois de mais uma madrugada de chuvas na capital fluminense, os gramados da Cidade do Rock voltaram a ficar impossibilitados de receber as primeiras partidas da modalidade no horário agendado, já provocando um atraso para os confrontos.

Para que a primeira partida do campo 1 pudesse acontecer em tempo, os organizadores fazem uma força-tarefa a fim de secar o gramado e deixá-lo em condições de receber um jogo, no caso a estréia do Brasil contra os Estados Unidos. Com isso, o duelo, marcado para as 10h, começou um pouco depois do meio-dia.

O campo 2, no entanto, ainda está encharcado, sem possibilidade de sediar o confronto entre Argentina e Canadá também agendado para as 10h. Após a recuperação do primeiro gramado, os organizadores tentarão salvar o segundo campo com o intuito de que pelo menos duas das três partidas que lá deveriam acontecer possam ser realizadas.

Rumores na Cidade do Rock, local do softbol no Pan, apontavam a chance de uma nova mudança no formato de disputa da modalidade, com a realização de confrontos em mata-mata. No entanto, o presidente da Confederação Brasileira de Softbol, Jorge Otsuka, não crê em outra alteração. "Ontem [terça-feira] o formato já foi mudado, com a criação de duas chaves de dois grupos. Isso não é comum no softbol", afirmou o dirigente.

Otsuka também prefere não pensar na possibilidade de o torneio não terminar até domingo, último dia do Pan. "Isso não pode acontecer. E eu acho que São Pedro vai começar a nos ajudar daqui pra frente", profetizou ele, admitindo, porém, que o atraso está mexendo com o ânimo das atletas. "É claro que tudo isso tira um pouco da concentração das meninas, mas elas estão preparadas para entrar em campo".

A disputa do softbol no Pan deveria ter começado na segunda-feira, mas um vendaval na madrugada anterior provocou sérios estragos na Cidade do Rock, obrigando a organização a adiar a estréia. No dia seguinte, porém, uma forte chuva alagou os gramados, e novamente os jogos foram suspensos. Os organizadores, então, decidiram alterar o formato da competição.

Na semana passada, incidentes semelhantes atrapalharam a disputa do beisebol, o que faz da Cidade do Rock a instalação mais problemática e criticada dos Jogos do Rio.

*Atualizada às 13h35