UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

25/07/2007 - 17h36

Juliana Veloso conquista bronze na plataforma de 10 m

Rodrigo Bertolotto
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Na prova da plataforma de 10 metros feminina dos saltos ornamentais, a brasileira Juliana Veloso conquistou, nesta quarta-feira, a medalha de bronze. O ouro ficou com a mexicana Paola Espinosa (380,95 pontos) e a prata foi para a norte-americana Haley Ishimatsu (364,60). A brasileira fez 356 pontos.

Fotocom
Juliana saiu na frente nos primeiros saltos, mas não manteve o ritmo e acabou em 3º
PERFIL DE JULIANA VELOSO
FOTOS DOS SALTOS ORNAMENTAIS
MAIS DE SALTOS ORNAMENTAIS
O resultado dela é inferior ao de Santo Domingo-2003, quando ganhou prata -ela também foi bronze no trampolim de 3 m. Mesmo assim, ela fez questão de comemorar. "Estou chorando de felicidade. é uma emoção muito grande. Tive alguns probleminhas, mas a medalha nunca saiu da minha mão", afirmou Juliana após a final.

Até o segundo salto da série final de cinco, a brasileira estava na primeira colocação, mas sua terceira apresentação a fez cair para o terceiro posto, lugar que manteve até o final. O público presente no parque aquático Maria Lenk vaiou a saltadora norte-americana no final na esperança de uma melhor posição da brasileira. Isso só fez a mexicana se beneficiar e passar a rival para levar o ouro.

"Nunca aconteceu isso comigo antes. Tentei me concentrar. Acho que não influenciou", declarou Haley Ishimatsu sobre as vaias do público brasileiro.

A norte-americana recebeu a solidariedade de Juliana Veloso. "Isso é muito feio e antidesportivo. É chato com a atleta, recriminou Juliana, ressaltando que já havia sido vaiada em uma competição no México.

Na preliminar, a brasileira tinha ficado na terceira colocação (353 pontos), atrás da norte-americana Emile Heymans (360) e da mexicana Paola Espinosa (356). A outra brasileira, Milena Sae, terminou na nona colocação na fase de classificação.

Sobre o fato de ter ocupado a primeira colocação nos primeiros saltos, Juliana não demonstrou frustração. "Cada um tem a sua estratégia, e eu escolhi fazer o salto mais difícil primeiro", conformou-se a brasileira

Na final anterior, os brasileiros Cassius Duran e César Castro ficaram na última colocação na prova do trampolim sincronizado

A equipe de saltos ornamentais esteve entre as primeiras a entrar na Vila do Pan e será uma das últimas a sair de lá. Desde o dia 4 de julho, seis dos sete atletas estão treinando no local da competição, porque o parque aquático Júlio Delamare foi ocupado como sede do pólo aquático nos Jogos.

Assim, os saltadores passaram a treinar já no local de competição, o parque aquático Maria Lenk. Logo no início da preparação, Juliana Veloso reclamou do carpete da plataforma, que foi trocado pela organização do Pan.

Atletas de sete países estarão na disputa das provas masculinas (Brasil, Canadá, Colômbia, Cuba, México, Estados Unidos e Venezuela) e nove no feminino (Bermuda, Brasil, Canadá, Colômbia, Cuba, Guiana, México, Estados Unidos, Venezuela).