UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

25/07/2007 - 19h07

Em dia inspirado da defesa, Brasil vence Canadá e vai à final

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Com uma grande atuação da defesa, o Brasil derrotou o Canadá por 10 a 6 no início da noite desta quarta-feira no Parque Aquático Julio Delamare e se classificou para a decisão do torneio masculino de pólo aquático dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Na final, a seleção vai enfrentar os Estados Unidos, que fizeram 15 a 4 em Cuba.

A defesa, que tinha sido criticada pela equipe na última partida da primeira fase contra o México, não sofreu um gol sequer no segundo tempo. O desempenho foi fundamental para que o país conseguisse a vaga na decisão.

"A gente fez uma flutuação perfeita, praticamente anulamos o contra-ataque deles", disse Mega, autor de três gols para o Brasil.

A semifinal desta quarta foi um repeteco da disputa pela vaga na decisão do Pan de 2003, em Santo Domingo. E assim como aconteceu na República Dominicana, o jogo foi equilibradíssimo.

O Canadá abriu o placar com um gol de Miller, mas Mega, Erik e Beto Seabra viraram para a seleção brasileira. Marks ainda descontou para os canadenses antes do final do primeiro período.

No segundo período, a seleção voltou pior. O Canadá passou à frente do marcador e foi para o intervalo com 6 a 5 de vantagem. A diferença só não foi maior graças às boas defesas de Pará.

A partir do terceiro período, a defesa brasileira se acertou, dando poucas chances para os canadenses. Quando a bola passava pelos defensores, Pará ou a trave impediam o gol do Canadá.

Com calma, a seleção aproveitou a boa postura em campo para virar. Daniel Mameri empatou o jogo em 6 a 6, e Mega marcou duas vezes para colocar o Brasil com 8 a 6 no placar na metade do período final.

Desesperado, o Canadá tentou o empate. Mas um gol de Daniel Mameri faltando três minutos para o fim do jogo acabou com as chances dos visitantes. Vicente Henriques ainda marcou mais um e definiu o placar para os brasileiros, que deixaram a piscina aos gritos de "olé".

"Foi um grande jogo, muito forte do princípio ao fim porque a equipe canadense melhorou muito tecnicamente. Mas também trabalhamos muito, mutas vezes acordamos às sete da manhã. Aí está o resultado", disse o técnico do Brasil, o cubano Barbaro Dias.

A final do pólo aquático está marcada para esta quinta-feira. E a seleção quer quebrar um longo jejum. A única vez que foi campeã pan-americana na modalidade foi em 1963, nos Jogos de São Paulo.

"Acreditamos que a partir de agora, com esta medalha, a gente consiga alavancar o pólo no Brasil, que ainda é muito amador", disse Mega, artilheiro da seleção no Pan.