UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

25/07/2007 - 17h53

Colômbia e EUA conquistam o ouro na patinação

Da Redação
Em São Paulo*

O colombiano Jorge Cifuentes não deu chances aos adversários e conquistou a medalha de ouro na disputa das provas de fundo, vencendo todas as provas e somando 36 pontos de 36 possíveis. Jorge Bolanos, do Equador, e Javier Garcia, da Venezuela, empatam na segunda colocação com 28 pontos. Pelos critérios de desempate, o venezuelano levou à prata.

Ricardo Ayres/Photocamera
EUA garantiram mais três ouros na patinação; Colômbia levou um ouro
PERFIL DOS BRASILEIROS
INFOGRÁFICO DA MODALIDADE
VEJA AS IMAGENS DESTA QUARTA
Entre as mulheres, a medalha de ouro ficou com a norte-americana Jéssica Smith, que somou 33 pontos nas três provas. Silvina Posana, da Argentina, e Alexandra Vivas, da Colômbia empataram com 32 pontos cada uma. Como aconteceu no masculino, pelo critério de desempate, a fundista da Colômbia ficou com a medalha de prata.

Na categoria velocidade, o norte-americano Joey Mantia conquistou o ouro, seguido pelo venezuelano Juan Jardines e pelo velocista da Argentina, Damián Fernández, que ficou com o bronze. Entre as mulheres, mais um ouro para os EUA. Jessica Smith ficou com a primeira colocação. A prata foi para Carolina Santibánez, do Chile, e o bronze ficou com a argentina Melisa Bonnet

Na patinação de velocidade, a competição é disputada em duas categorias: velocidade (300m contra-relógio, 500m e 1000m sprint) e fundo (10.000 m pontos, 15.000 m combinados e 20.000m eliminação).

Os campeões saem da soma de resultados das três provas de cada categoria. O critério de desempate é definido pela colocação da primeira prova disputa, no caso, dos 20.000 m eliminação.

Brasileiros não vão bem
O velocista Rafael Romano terminou a competição na 9ª colocação, com 10 pontos, e Eliete Reis ficou em 11ª lugar, com 9 pontos. Entre os fundistas, os brasileiros Douglas Conceição e Thalita Arroyo terminaram em 10º lugar, ambos com 11 pontos.

Apesar dos resultados, o técnico Ramiro Riveros ficou satisfeito com o desempenho dos atletas. "Em um aspecto geral foi bom. Alcançamos os nossos objetivos que era fazer uma boa apresentação. Em um ano de trabalho fazemos atletas e não campeões", disse o técnico colombiano, que atualmente treina a seleção brasileira.

Segundo Ramiro, faltou experiência de competição aos brasileiros. "A técnica e a preparação física conseguimos alcançar nos treinamentos e nós estamos próximos das grandes potências mundiais, mas a experiência de competição não, e essa vivência faltou aos nossos patinadores, principalmente nas provas de pelotão", explicou.

O foco da seleção brasileira agora será o Campeonato Mundial que acontecerá em agosto, em Cali, na Colômbia.

*atualizada às 18h55