UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

25/07/2007 - 19h57

Após bronze, contador traz primeira prata da luta greco-romana

Rodrigo Bertolotto
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O brasileiro Luiz Fernandes perdeu para o norte-americano Justin Ruiz na final da luta greco-romana, categoria até 96 kg, e ficou com a prata. "Tentei, mas os americanos têm muito material humano, e isso faz a diferença. Há 100 lutadores como ele por lá, o nível é alto", disse o brasileiro, que trabalha como contador no Rio e treina à noite.

EFE
Felipe Macedo comemora o bronze na categoria 74 kg da greco-romana
EFE
Luiz Fernandes (d) ganha prata depois de perder para Justin Ruiz, dos EUA, na final
VEJA FOTOS DAS LUTAS
É a quarta prata na história do país na luta, mas a primeira no estilo greco-romano (as outras foram no estilo livre). "Estamos engatinhando no esporte, mas as duas medalhas até agora no Pan mostram um começo", afirmou, em referência também ao bronze de Felipe Macedo meia-hora depois.

Fernandes já tinha a façanha de ser o primeiro brasileiro na história a conseguir classificação para uma final da luta greco-romana em Jogos Pan-Americanos. A quebra do tabu aconteceu com apenas uma luta, afinal, apenas havia seis participantes na sua modalidade até 96 kg.

Após um bom sorteio, o brasileiro já iniciou a disputa na semifinal, o que lhe garantiria o bronze. Nesta fase, ele enfrentou o mexicano Oscar Aguillar e venceu pela pontuação final de 3 a 1, em uma luta em 11min44s

O rival dos EUA, diferentemente de Fernandes, fez dois combates no torneio para chegar à decisão. "É uma pena que tão poucos atletas se inscreveram, mas quem veio estava bem preparado", disse Ruiz, que foi medalha de prata em Santo Domingo-2003. "Na final, as coisas deram certo para mim e consegui vencer", completou. Ele venceu com facilidade, colocando as costas do brasileiro no chão duas vezes no primeiro round (7 a 0). No segundo, também saiu vencedor (3 a 0).

Um pouco mais cedo surgiu outro medalhista no esporte nesta quarta. Foi Felipe Macedo, que ficou com o bronze ao bater o equatoriano Marcelo Mina por 2 a 0 (6 a 0 em um round e 4 a2 no outro) na decisão do terceiro lugar até 74 kg. Macedo começou o dia vencendo Hansel Mercedes, da República Dominicana, nas quartas-de-final. Na semifinal, porém, o brasileiro perdeu para o peruano Sixto Barrera.

"Sinto uma mistura de alegria e cansaço", disse logo após a luta, que selou o primeiro pódio do país na luta greco-romana no Pan o Brasil só tinha prêmios na luta livre até então. "Não importa se é o primeiro ou o último. O legal é que foi uma medalha na frente da torcida aqui no Brasil", se orgulhou o lutador.

Nos Jogos Pan-Americanos, o Brasil conquistou a primeira medalha logo na primeira edição, com Antenor da Silva em Buenos Aires-1951, na categoria até 90 kg da luta livre. Somente mais de três décadas depois veio a segunda, com Roberto Leitão, atual diretor técnico da CBLA, prata também na categoria até 90 kg em Indianápolis-87.

Em Santo Domingo-03, além do pódio de Jaoude, Rodrigo Artilheiro e Juliana Borges ficaram em quarto lugar na greco-romana. A luta feminina, que estréia nesta quinta, ainda não conquistou medalhas no Pan.