UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

25/07/2007 - 23h14

Brasil busca o ouro inédito no individual nos saltos do hipismo

Da Redação
Em São Paulo

Apesar de ter o atual campeão olímpico no país, o Brasil ainda carece de um título individual de saltos na história dos Jogos Pan-Americanos. Esta é a dívida que Rodrigo Pessoa, três vezes campeão mundial e ouro na Olimpíada de 2004, pretende pagar no Rio a partir desta quinta-feira.

Folha Imagem
Cavaleiro Rodrigo Pessoa em treino no Complexo de Deodoro no Rio de Janeiro
BRASILEIROS
Após quatro meses de indecisão se iria ou não ao Pan, Pessoa, de 34 anos, confirmou sua participação com uma equipe que considera forte. Foi só assim que o ginete foi à disputa. A concordância em participar do time só aconteceu quando Pedro Veniss, seu colega na Bélgica, foi convocado - contrariando as primeiras expectativas.

Assim como Pessoa, Bernardo Alves também tem sua chance. Pré-convocado por ser o segundo melhor brasileiro no ranking mundial, o cavaleiro chega ao Rio com chance de ser campeão também na prova individual.

Por equipes, o Brasil leva ampla vantagem ainda maior sobre seus maiores rivais, EUA e Canadá. Além do título, a seleção busca também uma vaga olímpica (com, no mínimo, um terceiro lugar se garante em Pequim-2008).

O vice-campeonato no Mundial Aachen, em 2006, deixou os EUA livres para mandar o time reserva ao Pan. Por isso, Beezle Madden (número 6 do ranking mundial), McLain Ward (16º) e Laura Kraut (18ª) não vão ao Pan.

Os conjuntos que compõem a equipe são Lauren Hough (montando Casadora), Cara Raether (Ublesco), Todd Minikus (Pavarotti) e Laura Chapot (Little Big Man). Os reservas serão Ken Berkley (Carlos Boy) e Lisa Silverman (Obelix R).

Houg é a única remanescente da equipe medalha de ouro nos Jogos de Santo Domingo-2003. Os Estados Unidos são os atuais vice-campeões olímpicos e já se classificaram para Pequim.

César Almeida, o mais velho da equipe com 45 anos, e Karina Johanpetter, remanescente do último Pan na equipe, completam a equipe brasileira. Montando no Brasil, os dois conseguiram a classificação via as seletivas disputas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em saltos, os brasileiros têm quatro ouros, uma prata e um bronze. Já no individual, o único que chegou mais perto foi justamente o pai de Rodrigo, Nelson Pessoa, em Winnipeg-1967.