UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

25/07/2007 - 16h22

Lucélia Ribeiro conquista o tricampeonato pan-americano

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A brasileira Lucélia Ribeiro se tornou, nesta quarta-feira, a maior campeã em uma categoria individual do esporte brasileiro nos Jogos Pan-Americanos. Ela conquistou a medalha de ouro na categoria acima de 60 kg do caratê e o tricampeonato do Pan.

EFE
Lucélia Ribeiro se tornou a 1ª brasileira a ser tricampeã de Jogos Pan-Americanos
PERFIL DE LUCÉLIA
FOTOS DAS LUTAS
JUAREZ CONQUISTA OURO
"Treinei muito para isso. Estou bem feliz porque o título é meu há três Pan-Americanos. As adversárias agora vão ter que esperar mais quatro anos para me derrotar", disse, antes de receber a medalha.

Já com o ouro no peito, e segurando as outras duas medalhas, ela comparou as três conquistas. "A de 99 foi uma surpresa. Eu era quase juvenil, não sabia o que aquilo representava. A de 2003 foi a mais focada, a que eu me preparei. Mas competi com o joelho machucado. Essa de hoje tem sabor de superação".

Lucélia venceu a colombiana Ana Escandon por 2 a 1. No meio do combate, a brasileira, que já tinha vencido a colombiana, foi atendida pelos médicos e só marcou o segundo ponto, da vitória, a 11 segundos do final. "Trocamos golpes e meu nariz acabou sangrando", conta.

A brasileira já tinha enfrentado Escandon na primeira fase do torneio, da qual saiu invicta. Na semifinal, derrotou a cubana Yaneya Gutierrez por 1 a 0. "Foi uma chave muito pesada. Todas as competidoras eram muito boas".

"O caratê vai mostrar a que veio. Todos chegarão às finais. Em 2003 tivemos mais de 80% de aproveitamento. Nesse Pan vai ser melhor".

Outros dois ouros
A estréia de Lucélia no Pan foi em 1999, na edição de Winnipeg. Com apenas 21 anos, ela tinha acabado de sair da seleção juvenil, quando se classificou para o Pan. Sua primeira participação não poderia ser melhor.

Ela terminou com a vitória ao derrotar a dominicana Acevedo Fernández. "Foi mágico, não tinha muita noção do que aquela competição significaria para a minha carreira, mas a partir daí o Pan passou a ser um dos meus principais objetivos".

Em 2003, na edição de Santo Domingo, a atleta voltou para ser colocada à prova. Passou no teste ao vencer uma prova com teores dramáticos. Pouco tempo antes da competição, Lucélia descobriu que estava com o ligamento do joelho esquerdo rompido. Mesmo assim decidiu competir o Pan. Invicta, ela ganhou a categoria acima de 58 kg dos Jogos de Santo Domingo e se tornou a primeira atleta do Brasil a ser bicampeã pan-americana.

A derrotada da vez foi a peruana Molly Sanchez, que perdeu na prorrogação, após empate de 1 a 1 no tempo regulamentar. "Tive que superar muita dor e chorei muito no pódio", contou. O motivo, porém não eram as dores, mas o fato de não ter desistido.