UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

25/07/2007 - 20h35

Boxe do Brasil tem cinco derrotas nas semifinais desta quarta

Rodrigo Bertolotto
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O boxe do Brasil teve uma rodada decepcionante nesta quarta-feira, com a derrota de cinco representantes do país que subiram ao ringue na disputa de semifinais de diferentes categorias. Assim, com uma 'enxurrada' de bronzes, a equipe nacional consegue ir a apenas duas finais, com o leve Everton Lopes e meio-médio Pedro Lima, que venceram seus respectivos combates na última terça.

BRASILEIROS NO BOXE DO PAN
AFP
Leve Everton Lopes disputa o ouro
CLASSIFICADOS PARA FINAIS
Everton Lopes (leve)
Pedro Lima (meio-médio)
BRONZE ASSEGURADO
James Dean Pereira (galo)
Davi Souza (pena)
Myke Carvalho (meio-médio ligeiro)
Glaucélio Abreu (médio)
Rafael Lima (pesado)
Rogério Nogueira (super-pesado)
RESULTADOS DESTA QUARTA-FEIRA
IMAGENS DOS COMBATES DO DIA
Com os resultados desta quarta, com derrotas de Davi Souza, Myke Carvalho, Glaucélio Abreu, Rafael Lima e Rogério "Minotouro" Nogueira, o Brasil registra a marca definitiva de seis bronzes, somando ainda o desempenho de James Dean pereira na terça. A participação final da equipe no Pan aguardará a performance de Everton Lopes e Pedro Lima na tentativa pelo ouro em suas categorias.

Os combates finais do boxe nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro acontecem na sexta-feira e no sábado.

Nos Jogos do Rio de Janeiro, o boxe brasileiro luta para por fim a um jejum de vitórias que dura já 44 anos. Desde a edição de 1963, em São Paulo, que o país não consegue uma medalha de ouro. Na ocasião, Luiz Leonidas César, Elcio Neves e Rosemiro Mateus Santos triunfaram.

Na primeira luta envolvendo brasileiros nesta quarta-feira, o pena Davi Souza foi derrotado pelo porto-riquenho Abner Roman por 16 a 12, não conseguiu a vaga na final, mas ficou como prêmio de consolação com a medalha de bronze.

O segundo brasileiro a entrar no ringue do Riocentro nesta quarta foi o meio-médio ligeiro Myke Carvalho, que, num combate equilibrado, foi derrotado pelo norte-americano Karl Dargan por 9 a 8, em resultado que confere mais um bronze ao boxe nacional.

A terceira derrota brasileira do dia foi de Glaucélio Abreu, que caiu diante do dominicano Argenis Nuñez por 19 a 14 em combate dos médios e ficou com o bronze.

"O bronze indica que o trabalho não foi em vão", afirmou Glaucélio Abreu, resignado com o resultado no Pan.

Mais adiante, Rafael Lima foi nocauteado pelo cubano Osmay Acosta no segundo assalto e ficou de fora da final dos pesados, em resultado que aumenta a lista de bronzes brasileiros no boxe pan-americano.

"Esse bronze foi uma derrota, mas agora é levantar a cabeça. Perdi para o cara que vai ser o campeão", declarou o pesado Rafael Lima, em tom de insatisfação.

Outro cubano decretou a quinta derrota brasileira nesta quarta. O 'gigante' Osmay Acosta não deu chances a Rogério "Minotouro" Nogueira na semifinal dos super-pesados, com a vitória por 4 a 0. Desta forma, o pugilista que vem do universo do 'vale tudo', que deixou o ringue passando mal, também acaba com o bronze.

Na última terça-feira, dois pugilistas do Brasil haviam assegurado presença nas finais do boxe dos Jogos Pan-Americanos. Everton Lopes derrotou adversário porto-riquenho e garantiu vaga na disputa pelo ouro entre os leves. Pedro Lima, por sua vez, passou por rival jamaicano e vai à decisão dos meio-médios.

Outra medalha do boxe brasileiro no Pan deste ano já foi assegurada também na terça-feira por James Dean Pereira. Derrotado na semifinal da categoria galo, o pugilista paraense ficou automaticamente com o bronze.