UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

25/07/2007 - 08h58

Brasileiras podem conseguir o bronze em decisão fora das pistas

Felipe Mendes
Em São Paulo

Uma decisão fora das pistas pode dar, nesta quarta-feira, o bronze do torneio feminino de duplas de boliche para as brasileiras Jacqueline Costa e Roseli Santos. A prova se encerrou na última terça-feira e a dupla brasileira terminou com 4874 pontos na quarta colocação, atrás das mexicanas Sandra Guadalupe Garza e Adriana Perez, que fizeram 4935.

Em uma tarde chuvosa de terça o Brasil ganhou sua primeira medalha pan-americana no boliche. Rodrigo Hermes e Fábio Rezende conquistaram a prata no torneio masculino de duplas, depois da recuperação no decorrer das doze rodadas durante os dois dias de prova.
MEDALHA INÉDITA
FOTOS DA CONQUISTA
PERFIL DOS BRASILEIROS
No boliche, existe um protocolo de pesagem após as competições que evita que sejam usadas bolas que não foram previamente cadastradas. Ao final da partida, quando as mexicanas foram apresentar as bolas utilizadas, uma delas não havia sido registrada. De acordo com o regulamento, isso acarretaria em exclusão das jogadoras que conquistaram o bronze.

E esta foi a primeira decisão dos seis árbitros que estavam presentes na competição. As mexicanas, porém, recorreram da decisão e levaram o caso a uma instância superior, o júri de apelação. O conselho é formado por três integrantes da Federações Internacional de Boliche (Fédération Internationale des Quilleurs) e a decisão deve sair ainda nesta quarta-feira.

Dentro das pistas
A disputa do torneio feminino de duplas de boliche os Estados Unidos terminaram com o primeiro com 5356 pontos, seguido de Porto Rico, com 4969 e México com 4935.

A medalha de bronze chegou a passar pelas mãos das brasileiras, que começaram a disputa em décimo, mas alcançaram o terceiro lugar. Na última rodada, porém, as mexicanas conseguiram ultrapassar Roseli Santos e Jacqueline Costa.

Já entre os homens, a dupla formada por Fábio Rezende e Rodrigo Hermes terminou com a medalha de prata, perdendo apenas para os favoritos, os norte-americanos. A medalha, porém, foi inédita. Nunca na história do boliche no Pan, o Brasil tinha conquistado um lugar no pódio.