UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

25/07/2007 - 19h32

Lucimara Silvestre conquista o bronze no heptatlo

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

A brasileira Lucimara Silvestre conquistou a medalha de bronze na disputa do heptatlo. Ela chegou à disputa da última prova, os 800 m, em terceiro lugar e conseguiu defender sua posição.

Apesar do pódio, Lucimara não comemorou o resultado final, que considerou abaixo de suas expectativas. "Ontem virei o dia em sexto e isso me segurou. Meu objetivo era quebrar o recorde sul-americano, mas isso vai ter que ficar para o Mundial", lamentou Lucimara.

A brasileira torceu o pé esquerdo durante o treino do sábado passado, o que afetou muito seu desempenho. "Os médicos achavam que eu não ia conseguir competir, mas esse é meu primeiro Pan e não podia deixar passar essa chance. O heptatlo ainda é desconhecido no país, então essa medalha é muito importante também por isso, para chamar mais atletas."

A cubana Yasmiany Pedroso era a rival mais próxima da brasileira, com 78 pontos atrás. Fez uma marcação individual sobre Lucimara na corrida, mas não conseguiu superá-la. A brasileira terminou em quarto lugar na prova, com o tempo de 2min20s01, à frente da rival, que marcou 2min27s87.

No total, Lucimara somou 5873 pontos, ficando atrás da canadense Jessica Zelinka, que somou 6136 pontos, e da cubana Gretchen Quintana, com 6000.

A brasileira ficou nas primeiras posições em quase todas as provas do programa. Em sua bateria dos 100 m com barreiras, que abriu a disputa, nesta terça-feira, ficou em terceiro lugar, com 13s64. No salto em altura, foi a segunda colocada, com 1,74 m. No arremesso do peso conseguiu apenas um oitavo lugar, com 10,92 m. E voltou a ser terceira colocada em sua bateria dos 200 m, com 24s76.

Nesta quarta, ficou na terceira colocação no salto em distância, com 6,03 m, foi a primeira no lançamento do dardo, com 44,78 m, até conseguir o decisivo quarto lugar na última corrida.

A outra brasileira na prova, Elizete Silva, terminou na sexta posição geral, com 5564 pontos. Nesta terça-feira, Carlos Chinin tinha assegurado o bronze no decatlo, e Ivan Silva terminou em sétimo lugar.