UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

24/07/2007 - 00h49

Dante é o maior pontuador do Brasil na estréia no Pan

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O ponta Dante foi o maior pontuador do Brasil na estréia da seleção masculina de vôlei nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. O jogador terminou a partida contra o Canadá com 12 pontos, dois a mais que o meio-de-rede Rodrigão.

Dante foi o jogador que menos sentiu a falta de entrosamento com o levantador Marcelinho, que entrou no lugar de Ricardinho no time titular do Brasil. Afinal, há dois anos os dois atuam lado a lado no Panathinaikos, da Grécia.

"Eu jogo com o Marcelo há dois anos e não tenho problema. Com ele eu posso fechar o olho e saber onde a bola vai estar", disse o jogador, eleito o melhor atacante no último Mundial, vencido pelo Brasil no final do ano passado em Tóquio.

O jogador afirmou que a principal dificuldade encontrada pela seleção brasileira na partida diante dos canadenses foi o cansaço. No domingo da semana passada o time conquistou o heptacampeonato da Liga Mundial ao vencer a Rússia na Polônia.

"O cansaço é inevitável. Hoje a gente conseguiu jogar um 70% do que pode. Deu para ganhar o jogo, mas não dá para vencer o campeonato", disse Dante, que marcou oito pontos no ataque, três no saque e um no bloqueio.

O bloqueio, aliás, foi um fundamento que pouco funcionou para o Brasil. O país fez apenas seis pontos de bloqueio, um a menos do que conseguiu no saque. No ataque, a seleção marcou 33 pontos, quase o mesmo que conseguiu de graça do Canadá, uma vez que os adversários cometeram 28 erros.