UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

24/07/2007 - 18h30

Após dois dias, Brasil lidera só na classe hobie cat da vela

Da Redação
Em São Paulo

A classe hobie cat vem salvando a tradição do Brasil na vela. A dupla formada por Bernardo Arndt e Bruno Oliveira lidera a categoria nos Jogos Pan-Americanos depois de dois dias de disputa.

Os brasileiros não venceram nenhuma das duas regatas desta terça-feira, mas seguem com boa vantagem no topo. Com um segundo e um quarto lugares, eles contabilizam oito pontos perdidos.

Na vice-liderança, estão os norte-americanos Bob Merrick e Eliza Cleveland, que venceram as duas provas e somam 12 pontos. Em terceiro, com 13 pontos, estão os guatemaltecos Juan Ignacio Maegli e Cristina Guiroli.

O Brasil também liderava na classe snipe, mas teve uma queda de rendimento. A dupla formada por Alexandre Paradeda e Alexandre Amaral obteve apenas o sexto lugar nesta terça-feira e soma dez pontos perdidos.

A liderança é dos uruguaios Pablo Defazio e Eduardo Medici, que ficaram em segundo e têm seis pontos. Os vencedores do dia foram os norte-americanos Augie Diaz e Tracy Smith, empatados com os brasileiros na classificação geral.

O Brasil ocupa a vice-liderança em mais duas categorias. Na J-24, em que foi prata em Santo Domingo-2003, o barco capitaneado por Maurício Santa Cruz segue em recuperação e venceu a única regata disputada nesta terça.

Depois de desistir da primeira regata, por uma lesão nas costas de João Carlos Jordão, e descartar o resultado, o barco nacional venceu as duas provas seguintes e contabiliza dez pontos perdidos, empatado com os canadenses. A liderança é dos argentinos, com sete pontos.

Na classe lightning, o trio formado por Claudio Biekarck, Gunnar Ficker e Marcelo Silva ficou em quarto lugar e soma nove pontos. A liderança é do barco norte-americano, que ganhou a prova de hoje e contabiliza oito pontos.

Outro bom desepenho do Brasil até o momento é na classe RS:X feminino. Patrícia Castro conseguiu um terceiro e um segundo lugares nas regatas desta terça e ocupa a teceira colocação na classificação geral, com nove pontos perdidos.

A liderança absoluta é da canadense Dominique Vallée, que ganhou as três regatas disputadas e tem três pontos. A segunda colocação é da argentina Florencia Gutierrez, com oito pontos.

Até o momento, o Brasil só estaria fora do pódio em duas categorias. Na sunfish, Bernardo Lowbeer ocupa a oitava colocação, com 23 pontos perdidos -o venezuelano Eduardo Cordero lidera, com seis, e, na laser radial, Adriana Costiw é décima colocada, com 26 pontos. A ponta é da canadense Lisa Ross, com sete.