UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

24/07/2007 - 17h57

Scheidt segue em 3º na laser; Bimba sobe para vice-liderança

Da Redação
Em São Paulo

O velejador brasileiro Robert Scheidt não melhorou sua posição, após a regata desta terça-feira, na classe laser nos Jogos Pan-Americanos. Ele terminou a prova na terceira colocação e manteve o terceiro lugar na classificação geral.

Em uma competição atrasada por causa da falta de vento no domingo e devido ao mau tempo desta terça, Scheidt, atual tricampeão pan-americano (Mar del Plata-95, Winnipeg-99 e Santo Domingo-2003, ainda não venceu nenhuma regata, ao contrário do que aconteceu na República Dominicana, quando venceu todas as dez disputadas.

BRASIL LIDERA NA HOBIE CAT
A classe hobie cat vem salvando a tradição do Brasil na vela. A dupla formada por Bernardo Arndt e Bruno Oliveira lideram a categoria nos Jogos Pan-Americanos depois de dois dias de disputa. O país ainda ocupa a vice-liderança em outras três categorias: snipe, J-24 e lightning. Na RS:X feminino, Patrícia Castro está em terceiro. O Brasil só está mal em duas classes. É o 11º na sunfish e o décimo na laser radial.
LEIA MAIS DOS RESULTADOS
PÁGINA ESPECIAL DE VELA
Scheidt tem dez pontos perdidos -na segunda-feira, havia obtido um terceiro e um quarto lugares. A liderança é do norte-americano Andrew Campbell, com 8 pontos, seguido pelo argentino Julio Alsogaray, que venceu a regata desta terça e tem 9 pontos.

Essa é a última competição que Scheidt disputa na classe laser. Desde 2005, o velejador vem se dedicando à star, em que compete ao lado de Bruno Prada. A parceria vem dando certo e já obteve um grande resultado, com o título do Mundial de Cascais no início deste mês.

Ao abandonar a laser, Scheidt deixa para trás um vitorioso currículo. O brasileiro conquistou oito títulos mundiais e ganhou o bicampeonato olímpico, em Atlanta-1996 e Atenas-2004. Ele também foi medalha de prata em Sydney-2000.

Outro brasileiro campeão mundial em Cascais que vem encontrando dificuldade é Ricardo Winicki, o Bimba, na classe RS:X, antiga mistral, ou prancha a vela. Bimba, em compensação, melhorou seu rendimento e já ocupa a vice-liderança na classificação geral.

A class RS:X teve duas regatas nesta terça, com Bimba ficando em terceiro na primeira e vencendo a segunda. Com os resultados, a liderança é do mexicano David Mier y Teran, com 7 pontos perdidos, contra 9 do brasileiro. O terceiro lugar é do argentino Mariano Reutemann, com 12.