UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

24/07/2007 - 20h41

Coadjuvante, Thiago Monteiro obtém sua quarta medalha no Pan

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A festa em torno do nono título pan-americano de Hugo Hoyama encobriu uma outra conquista. A vitória da equipe brasileira de tênis de mesa na noite desta terça-feira representou também a quarta medalha de Thiago Monteiro na história dos Jogos Pan-Americanos.

Monteiro estreou no Pan em Winnipeg-1999 conquistando o bronze com a equipe brasileira. Em Santo Domingo-2003, foi prata no individual e ouro em duplas ao lado de Hoyama. Agora, no Rio de Janeiro, voltou a ser ouro com a equipe brasileira.

Apontado como o futuro sucessor de Hoyama, que vai se aposentar após os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, Monteiro diz que não pensa no assunto.

"Eu não ligo para esse negócio de ser sucessor. Não me vejo nesse perfil. Tenho que trilhar o meu caminho", afirmou o atleta, de 26 anos. "É difícil dizer se vou estar preparado (para substituir Hoyama). A gente vai ter que viver essa experiência", completou.

Monteiro, que mora e compete na França, afirma que aproveita ao máximo os momentos ao lado de Hoyama. "Acho que da nova geração eu fui o atleta que mais pediu conselhos e trocou informações sobre jogo e carreira com o Hugo", disse Monteiro, que ainda sofre com as brincadeiras de Hoyama.

"No dia a dia tem sido um pouco difícil conviver com ele. Ele é o mais moleque de todos nós, fica escondendo as nossas coisas. Um dia ele trancou a gente por 15 minutos na varanda. Então antes do Pan a gente falou que ia esconder essa medalha de ouro também", contou, sorrindo.

"Não quero ser o titio chato. Eu brinco com eles, mas eles sabem que é uma sacanagem saudável", respondeu Hoyama.

Além de Monteiro e Hoyama, o outro medalhista brasileiro no tênis de mesa nesta terça-feira também já tinha subido ao pódio em Pans. Gustavo Tsuboi foi prata em Santo Domingo no torneio de duplas.

"Estou feliz com essa medalha de ouro. Como em Santo Domingo tinha ficado com a prata, desta vez o ouro era o meu objetivo", afirmou Tsuboi, que também mora e compete na França.