UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

24/07/2007 - 13h32

Brasil vai à final de equipes e deixa Hoyama mais perto do recorde

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Hugo Hoyama está cada vez mais próximo de se tornar o brasileiro com o maior número de medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Nesta chuvosa terça-feira no Rio de Janeiro, ele ajudou o Brasil a se classificar para a final de equipes do tênis de mesa ao bater o Canadá nas semifinais por 3 a 1.

Reuters
Hugo Hoyama se aproxima de recorde brasileiro em Jogos pan-Americanos
RESULTADOS DESTA TERÇA-FEIRA
IMAGENS DOS JOGOS DO DIA
Se o time ganhar o ouro na tarde desta terça, na decisão contra a Argentina, Hoyama vai se tornar o único atleta do país a ter subido nove vezes no topo do pódio no Pan. Atualmente ele divide com o nadador Gustavo Borges a honraria de ser o maior medalhista de ouro do Brasil nos Jogos, com oito conquistas.

"Estou perto, mas ainda falta um jogo", avisa Hoyama. "É importante conquistar uma marca como essa, mas o mais importante é ganhar esse ouro para o Brasil", completa.

Nas semifinais, Hugo Hoyama teve 50% de aproveitamento. Ele perdeu o seu primeiro jogo do dia, mas venceu o seu segundo e fechou a série a favor do Brasil. Nas quartas-de-final, contra a República Dominicana, já havia acontecido a mesma coisa.

Assim que colocou o Brasil na final, Hoyama correu para as arquibancadas para cumprimentar o pai, Fernando, um dos maiores incentivadores de sua carreira. Foi justamente uma bronca do pai, junto a uma bronca do técnico Maurício Kobayashi, que fez com que Hoyama aprimorasse o treinamento para poder vencer o compatriota Claudio Kano na final individual do Pan de Havana-1991.

O confronto contra os canadenses, treinados pelo brasileiro Marles Martins, começou com a partida entre Thiago Monteiro e Qiang Shen. E o brasileiro não encontrou dificuldades para vencer pelo placar de 3 a 0, com parciais de 11-7, 11-9 e 11-3.

Na seqüência, Hugo Hoyama entrou em quadra. E deu a impressão de que iria arrasar o seu adversário, Pradeeban Peter-Paul. O brasileiro venceu o primeiro set com certa tranqüilidade a abriu boa vantagem no segundo, mas acabou levando a virada. O jogo foi decidido em 3 a 2 para o canadense, com parciais de 6-11, 13-11, 13-11, 8-11 e 11-7.

No segundo e no terceiro sets, Hoyama teve a vitória nas mãos. O brasileiro abriu vantagem nas duas parciais, mas não soube vencer a boa defesa de Peter-Paul.

Com o placar apontando empate de 1 a 1, a dupla brasileira formada por Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro entrou em quadra com a obrigação de ganhar. E de forma apertada eles bateram Pierre-Luc Hinse e Qiang Shen por 3 a 0, com parciais de 11-9, 11-6 e 11-7.

A vitória deu uma certa tranqüilidade ao Brasil. Aos gritos de "Hugo, Hugo" da torcida, Hoyama voltou à quadra para enfrentar Hinse. E desta vez o brasileiro soube vencer os pontos decisivos do set para fazer 3 a o (14-12, 11-3 e 11-6) e classificar o país para a decisão.

"Segurar a ansiedade na final vai ser o mais difícil", disse o mesa-tenista.

Final feminina
No torneio feminino, os Estados Unidos venceram a equipe cubana por 3 a 0, na série melhor de cinco e segui para a final. A medalha de ouro será disputada contra o Canadá que superou a República Dominicana por 3 jogos a 1.

A equipe feminina do Brasil foi eliminada por Cuba nas quartas-de-final, depois de perder três jogos e venceu apenas um. O time formado por Lígia Silva, Mariany Nonaka e Karin Sako foi superado pela equipe cubana formada por Dayana Ferrer, Anisleyvis Bereau e Glendy González.