UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

24/07/2007 - 16h26

Formato de disputa do softbol muda para poder terminar a tempo

Da Redação
Em São Paulo

Prejudicada pelas más condições do tempo no Rio de Janeiro, que provocaram grandes estragos na Cidade do Rock, a disputa do softbol nos Jogos Pan-Americanos sofrerá alterações em seu formato para terminar no tempo previsto.

De acordo com o chefe da equipe brasileira, João Yoritoshi Toraiwa, as oito seleções do torneio serão dividas em dois grupos. Em um deles ficarão Brasil, Estados Unidos, Colômbia e Cuba. No outro, Canadá, Porto Rico, Venezuela e Argentina.

Dentro de cada chave, as equipes vão enfrentar suas três adversárias. Os dois times mais bem colocados de cada grupo avançam às semifinais.

Inicialmente, o programa do softbol no Pan previa uma chave única, com todas as equipes jogando contra todas. Com a alta quantidade de jogos, a disputa, que começaria na última segunda-feira, teria rodada dupla todos os dias.

Embora o número de partidas tenha diminuído, o tempo restante para a competição (apenas quatro dias) obriga a permanência das rodadas duplas.

O calendário do softbol no Pan foi prejudicado pelos estragos que o mau tempo causou na Cidade do Rock, sede do esporte nos Jogos do Rio de Janeiro. Um vendaval na madrugada de segunda-feira destruiu boa parte da cobertura do Complexo, além de provocar sérias avarias no departamento médico e na tenda de entrada dos espectadores.

Nesta terça, os estragos já haviam sido reparados em sua maioria, mas a chuva não deu trégua e prejudicou o gramado.

Na semana passada, problemas semelhantes já haviam tumultuado a competição do beisebol, obrigando a organização até mesmo a dividir a medalha de bronze por falta de tempo para a disputa do terceiro lugar.

Apesar da fraca resistência da Cidade do Rock às intempéries, o presidente da Confederação Brasileira de Softbol, Jorge Otsuka, minimiza a responsabilidade da organização dos Jogos pela confusão no cronograma. "Não dá pra brigar contra o tempo, esse é o problema maior. A organização em si não teve nenhuma influência", sentencia o dirigente".