UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

24/07/2007 - 17h55

Brasileiros não vão bem no 1º dia de provas da patinação

Da Redação
Em São Paulo

A seleção brasileira de patinação de velocidade fez a sua estréia no Pan. No primeiro dia, os brasileiros não foram bem. Os patinadores Rafael Romano, Douglas Conceição, Eliete Reis e Thalita Arroyo, que representaram o Brasil no Rio de Janeiro, não conseguiram boas classificações.

Divulgação
Douglas, Eliete, Thalita e Rafael representaram o Brasil no Pan do Rio
VEJA O PERFIL DOS BRASILEIROS
INFOGRÁFICO DA MODALIDADE
Os brasileiros Rafael Romano e Eliete Reis não se classificaram para as finais da prova dos 1000m sprint e terminaram na 12ª e 11ª colocação, respectivamente.

Rafael Romano estava liderando a prova quando sofreu uma queda e acabou perdendo posições. Segundo o técnico Ramiro Riveros, o incidente faz parte da competitividade da prova. "O Rafael estava indo muito bem, fazendo um bom tempo e com certeza se classificaria para a final, mas infelizmente houve a queda. Isso é normal e faz parte da competição. Agora é tentar recuperar na prova de amanhã", esclareceu o treinador.

Nesta manhã foram realizadas as provas masculinas e femininas dos 300 m contra-relógio e 20.000 m eliminação. Os velocistas Romano, Eliete Reis e o fundista Douglas Conceição terminaram suas respectivas provas na oitava colocação. A fundista Thalita Arroyo ficou em nono lugar.

O técnico Ramiro Riveros gostou do desempenho dos brasileiros no início da competição. "Os resultados estão dentro das expectativas, e acredito que ainda podemos melhorar muito. Nas primeiras provas, os patinadores foram bem, mas cometeram alguns erros nas curvas e precisamos corrigir essas falhas para melhorar os resultados nas próximas provas", comentou.

Apesar do resultado, o jovem Douglas, que participa da sua primeira competição internacional, esteve junto do pelotão de elite o tempo inteiro. "Faltou um pouco mais de atenção e experiência nessa prova. Estar competindo entre os melhores do mundo de igual para igual é uma grande satisfação e motivação. Foi um bom início, mas tenho certeza que posso melhorar nas próximas provas", disse.

No Pan do Rio, a patinação de velocidade está sendo disputada em duas categorias: velocidade (300m contra-relógio, 500m e 1000m sprint) e fundo (10.000m pontos, 15.000m combinados e 20.000m eliminação). Os medalhistas sairão da soma de resultados das três provas de cada categoria.