UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

24/07/2007 - 22h32

Brasil quer manter terceira força no nado sincronizado do Pan

Da Redação
Em São Paulo

A competição de nado sincronizado dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 tem início nesta quarta-feira a partir das 10h no Parque Aquático Maria Lenk. As brasileiras visam manter o desempenho de dois bronzes em Santo Domingo-2003.

O nado terá duas provas (dueto e equipe) em três dias de competição. Nesta quarta, entram na piscina as garotas do dueto, que terão 2min20s para executar a rotina técnica (onde são executados movimentos obrigatórios pela Federação Internacional de Natação).

Na quinta, a equipe do nado também executa a rotina técnica. A disputa de medalhas ficará para sexta e sábado, quando os duetos e as equipes executam a rotina livre (onde as competidoras terão liberdade para realizar os movimentos em 3min30s).

Ao todo, onze países disputarão as medalhas da competição: Argentina, Aruba, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Estados Unidos e Venezuela, sendo que Argentina, Chile e Costa Rica competem apenas no dueto.

Os Estados Unidos, com 26 ouros na história da modalidade, são favoritos absolutos ao lugar mais alto do pódio. O Canadá, com cinco ouros, é favorito a medalha de prata, enquanto México e Brasil devem lutar pelo bronze.

O Brasil quer ratificar no Pan a condição de terceira orça pan-americana. "A conquista da medalha de prata é muito difícil, mas não impossível. Estamos brigando com o México pelo bronze", reconhece a supervisora técnica e chefe de equipe Mônica Rosas, em entrevista ao UOL Esporte.

Nas últimas competições, as brasileiras têm superado as mexicanas. No Mundial de Melbourne, em março, o time nacional avançou à final com um 11º lugar e 88,834 pontos, enquanto as mexicanas ficaram fora da decisão, em 14º, com 87,000. Já no Aberto da Itália, em junho, o Brasil ficou em quinto, com 90,400 pontos, logo à frente do México, com 88,000.

Porém, o desempenho das mexicanas na história do Pan é bem superior ao das brasileiras. O México possui três medalhas de prata e 15 de bronze, enquanto o Brasil possui quatro de bronze.

O dueto brasileiro será composto por Caroline Hildebrandt e Lara Teixeira, que tentarão repetir o bronze das gêmeas Carolina e Isabela de Moraes, cujo bom desempenho contribuiu na popularização do esporte no país.

Quem aguarda ansiosamente em ver as gêmeas Branca e Bia Feres em ação terá que esperar mais um dia. As duas integram a equipe do nado que executa a rotina técnica somente na quinta-feira.

A chefe da equipe acredita que a torcida servirá como 'motivação extra' para as atletas conquistarem um bom resultado no Pan. "As garotas costuma mcrescer com o apoio da torcida. Estamos preparando uma apresentação que deve emocionar quem comparecer ao Parque Aquático Maria Lenk", promete.