UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

24/07/2007 - 11h43

Artilheiro disputa o bronze na luta greco-romana; Zulu é eliminado

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O brasileiro Rodrigo Artilheiro conquistou na manhã desta terça-feira a classificação para a disputa da medalha de bronze da categoria até 120 kg da luta greco-romana nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Já o ex-BBB Marcelo Gomes, o Zulu, perdeu o seu combate de estréia na categoria até 84 kg e foi eliminado.

Lello Lopes/UOL
Marcelo Gomes, o Zulu, se concentrando antes da luta contra Estrada na estréia
Lello Lopes/UOL
Derrotado, Zulu ficou sem chance de medalhas nesta terça nos Jogos do Rio
VEJA FOTOS DAS LUTAS
Na primeira fase, Artilheiro venceu no Pavilhão 4A do Riocentro o dominicano Carlos Felix pelo placar de 2 rounds a 1. O primeiro round terminou empatado em 1 a 1, mas o dominicano foi declarado vencedor por ter feito o último ponto. Nos rounds seguintes, só deu Artilheiro, com vitórias por 4 a 0 e 5 a 0.

Na semifinal, Artilheiro enfrentou o cubano Mijail Lopez, que não teve dificuldade em vencer o venezuelano Rafael Barreno no primeiro combate do dia. Contra o brasileiro, Lopez também ganhou com facilidade.

Na categoria até 66 kg, Renato Migliaccio perdeu na estréia do norte-americano Harry Lester, teve a chance de ir para repescagem, mas perdeu para o mexicano Ulises Barragan.

À tarde, Artilheiro e Barreno se enfrentam na disputa de uma das medalhas de bronze da categoria. A decisão será entre Lopez e o norte-americano Dremiel Byers.

Outro brasileiro qualificado para a disputa do bronze é Fabio Cunha, que perdeu para o cubano Yagniel Hernandez na categoria até 55 kg. Como o algoz também alcançou a final, Cunha terá a chance de disputar o bronze diante do dominicano Jansel Ramirez.

Já Zulu foi eliminado do Pan com apenas uma luta. Participante da quarta edição do Big Brother Brasil, o atleta não teve chances diante do cubano Yunior Estrada. Apesar do apoio da torcida, o brasileiro foi facilmente dominado na luta de solo, perdendo o combate por 2 a 0 (com 7 a 0 no primeiro round e 6 a 0 no segundo).

Como Estrada foi derrotado pelo venezuelano Eddy Bartolozzy nas semifinais, Zulu não se classificou para a repescagem.

"Ainda existe um abismo muito grande entre Brasil e Cuba. A diferença no chão foi muito grande", lamentou Zulu, que competiu com uma faixa na cabeça para proteger o supercílio, que foi aberto em um treino.

Apesar de ficar fora da briga pelo ouro no Pan, Zulu não desanima. O objetivo do ex-BBB, que ainda fatura com a fama gerada pelo programa de televisão, é conseguir uma vaga para disputar os Jogos Olímpicos de Pequim. Mas o atleta reclama da falta de apoio.

"Você vê, (Cuba) é um país do tamanho do Riocentro e tem um campeão olímpico por metro quadrado. Tomara que a vinda da Olimpíada faça a galera ter mais consciência. Acho que um incentivo fiscal para o patrocinador ajudaria", afirmou.