UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

24/07/2007 - 20h25

Guto Campos busca o bi, e Cuattrin vai atrás do 1º ouro

Da Redação
Em São Paulo

A Canoagem de velocidade estréia nesta quarta-feira nos Jogos Pan-Americanos. As provas começam às 9h, com a disputa da equipe masculina do K1 1.000 metros, na Lagoa Rodrigo de Freitas. As eliminatórias também acontecem na quinta-feira, e as finais serão na sexta e no sábado.

A equipe brasileira tem pouca experiência. Apenas dois atletas já competiram no Pan. Um deles, Guto Campos, foi responsável pela inédita medalha de ouro da modalidade, conquistada em Santo Domingo-2003, na prova do K-2 500 (caiaque para dois atletas).

Ele, contudo, estará desfalcado de seu parceiro na ocasião, já que Fábio Demarchi abandonou o esporte por falta de incentivo à modalidade. O convocado para o lugar foi Roberto Maheler. Juntos, os dois canoístas conquistaram seis medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de canoagem de 2006, disputado em Curitiba.

Ainda em Santo Domingo, Guto ganhou prata no K-4 1.000. Ele, que também competiu em Winnipeg-1999, coleciona seis medalhas do Pan. No Canadá, ainda obteve uma prata e dois bronzes.

O outro atleta experiente da equipe é Sebastian Cuattrin, que tem em seu currículo quatro edições do Pan-Americano e três Olimpíadas. Ele disputará o K-1 1.000 e o K-4 1.000 e pode melhorar sua marca entre os maiores ganhadores de medalha do Brasil.

Com nove medalhas, Cuatrin está entre seis maiores medalhistas brasileiros em pan-americanos e poderá ficar entre os quatro, caso consiga pódio nas duas provas que disputará no Rio de Janeiro.

Mas para ele, o principal objetivo é superar sua próprias marcas. "Tenho cinco pratas e quatro bronzes, agora vou atrás do meu primeiro ouro", disse o confiante canoísta.

Na prova do K-4, que acontece na sexta-feira, Cuatrin terá como parceiros de embarcação o paranaense Roberto Maehler e os gauchos Edson Silva e Guto Campos.

Entre os calouros da canoagem, uma das esperanças é Nivalter Santos, de apenas 19 anos de idade. Ele disputará no C-1 1.000, na quarta, e no C-1 500, na quinta-feira. Para seu treinador, Pedro Senna, Nivalter é uma boa aposta. "É muito centrado e batalhou muito para superar outros canoístas e garantir a vaga para o Pan."