UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

24/07/2007 - 14h03

Dupla masculina do Brasil conquista medalha inédita no boliche

Rodrigo Bertolotto
Enviado Especial do UOL
No Rio de Janeiro

Em uma tarde chuvosa de terça, boa para uma escapada para um shopping, o Brasil ganhou sua primeira medalha pan-americana no esporte que vive nesse ambiente. Rodrigo Hermes e Fábio Rezende conquistaram a prata no torneio masculino de duplas, depois da recuperação no decorrer das doze rodadas durante os dois dias de prova.

Em primeiro, como era esperado, ficaram os Estados Unidos, meca do boliche e dos shoppings. O bronze restou para a República Dominicana.

Rodrigo Betolotto/UOL
Rodrigo Hermes conversa com jornalistas após a conquista da medalha de prata
PÁGINA DO BOLICHE
PERFIL DE RODRIGO HERMES
FOTOS DA CONQUISTA
"Foi algo especial, fruto de muito treinamento. A penúltima partida definiu. Abrimos 86 pontos dos dominicanos e depois só mantivemos", contou Hermes, que mora em Curitiba, mas começou a jogam em Foz do Iguaçu, em 1996, quando seu tio Alfeu inaugurou um boliche na tríplice fronteira.

O parceiro Fábio enfatizou o preparo atlético dos medalhistas no esporte sempre associado como diversão para sedentários. "Aqui as provas demoraram quatro horas em cada dia. No máximo comemos mel e barra de carboidrato. Não dá para comer comida de shopping", diz o medalha de prata comendo uma maçã após o feito.

A competição transcorreu no Barra Bowling, boliche localizado em shopping da Barra da Tijuca. Atrás dos competidores, os poucos convidados (não houve entrada de público pagante) deglutiam hambúrgueres, batata frita e refrigerante enquando acompanhavam a partida.

Se não fosse o esquema de segurança (com detector de metais e só credenciados entrando), aquele pareceria um dia normal de shopping. Outra coisa que diferenciava eram os praticantes com os uniformes dos países. O México era o mais chamativo, todo preto com um calendário asteca bordado em dourado.

Rodrigo Bertolloto/UOL
Fábio Rezende começou a jogar boliche com 11 anos, ao ver seu irmão praticando
PÁGINA DO BOLICHE
PERFIL DE FÁBIO REZENDE
VEJA FOTOS DA CONQUISTA
Na última segunda feira, quando se iniciou a prova, os brasileiros terminaram em terceiro lugar a nove pontos atrás do México e a 106 pontos dos Estados Unidos. Porém, de acordo com o chefe de equipe Geraldo de Oliveira Couto, não era tarefa impossível obter melhores colocações. Isso porque o segundo dia de provas seria disputado em óleo curto, ou seja, tipo de prova em que a pista, que tem 60 pés, é revestida por óleo por 35 pés, especialidade dos brasileiros.

E não foi diferente. Logo na primeira rodada, Rodrigo e Fábio assumiram a segunda colocação com 2.932 pontos. Os Estados Unidos se mantiveram na frente, com 3.123 pontos. Em terceiro lugar, vinha a Guatemala, com 2.914 pontos.

Entretanto, alcançar os Estados Unidos se tornou uma tarefa bastante complicada. Isso porque ao final da terceira rodada, a distância para os brasileiros era de 221 pontos. Enquanto isso, os adversários atrás do Brasil diminuíam a diferença. Porto Rico ultrapassou a Guatemala e com 3772 pontos ficou somente 14 pontos atrás do Brasil. Ao final da sexta rodada, porém, o Brasil não conseguiu ser alcançado e se consolidou com a prata. A República Dominicana conseguiu subir a ficou com o bronze.

Dupla feminina
A disputa feminina está prevista para acontecer ainda nesta terça-feira às 14 horas. Porém, as chances de medalhas femininas são muito pequenas. Isso porque a dupla formada por Jacqueline Costa e Roseli Santos ficou em 10º lugar, com apenas 2228 pontos. Em primeiro, ficaram os Estados Unidos, com 2629 pontos, seguido do Panamá, com 2465 pontos. Na terceira colocação ficaram as atletas de Porto Rico, com 2446.