UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

24/07/2007 - 20h52

Saladino leva 1º ouro para o Panamá no salto; brasileiros desapontam

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

O panamenho Irving Saladino conquistou a medalha de ouro na prova de salto em distância dos Jogos Pan-Americanos, disputada desta terça-feira no estádio João Havelange, o Engenhão.

Saladino teve um primeiro salto modesto, apenas 6,66 m, mas chegou a alcançar 8,28 m na quinta tentativa. Já os brasileiros Erivaldo Vieira e Rogério Bispo empataram com 7,44 m, e ficaram em 10º e 11º lugares respectivamente.

"Estou muito feliz por ter ganho o primeiro ouro de meu país, é um orgulho enorme", comemorou o panamenho, que contou com uma pequena, mas fiel torcida brasileira no Engenhão.

"Só tinha uma pessoa me incentivando. Ninguém aqui queria que eu ganhasse, só ela", brincou Saladino sobre sua namorada, a brasileira Keila Costa, que também disputará a prova de salto em distância no Pan.

Saladino, que treina no Ibirapuera com Bispo e Vieira, contou que ficou conversando com os brasileiros até o momento inicial da prova. "Como sempre, ficamos conversando, até começar a disputa. Aí desejei boa sorte a eles e não nos falamos mais, até o final. É assim que fazemos", detalhou o panamenho, que ficou ainda mais feliz por ter derrotado seu ídolo, o experiente cubano Ivan Pedroso, que terminou apenas em quarto.

"Não queria competir contra ele, porque Pedroso para mim sempre foi uma inspiração", contou Saladino. "Vencê-lo foi ainda mais memorável. Vou guardar na memória esse Pan, que foi especial para mim."

Já os brasileiros lamentaram o fraco desempenho. Erivaldo, que chegou confiante ao estádio, saiu cabisbaixo. "Foi uma decepção. Estava esperando medalha, todos contavam muito com isso. Hoje mesmo brinquei com os brasileiros que era o meu dia de pódio", comentou.

"Tive um péssimo dia", disse Bispo, que desanimou após queimar o primeiro salto. "Aquele salto foi muito bom, mas queimei e o nervosismo bateu, não consegui recuperar. Agora tenho que pensar onde eu errei e tentar consertar a tempo do Mundial." Bispo chegou a saltar 8,21 m no ano passado, sua melhor marca.