UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

24/07/2007 - 20h04

Brasileiro Carlos Chinin salva dia do atletismo com bronze no decatlo

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Depois de seguidas decepções, Carlos Chinin conquistou a medalha de bronze no decatlo masculino dos Jogos Pan-Americanos, a última prova decidida nesta terça-feira, e salvou o Brasil de fechar o dia sem medalhas no João Havelange. Chinin havia terminado o primeiro dia de provas em segundo lugar, caiu para quarto depois de nove provas, mas fez uma surpreendente ascensão na corrida de 1.500 m.

"Estou muito feliz porque é meu primeiro Pan e eu sabia que ia competir com atletas melhores do que eu e com mais tempo de treino. É uma realização muito grande pra mim", comemorou o brasileiro, ainda icrédulo. "Todo mundo fala isso, mas no meu caso essa medalha só aconteceu graças à torcida. Os gritos me incentivaram nos metros finais da corrida, e eu ganhei gás para ir pra cima e levar a terceira posição. Estou me sentindo um 'superstar' fazendo um show no palco", brincou Chinin.

O decatleta precisava de uma boa distância na corrida em relação ao norte-americano Ryan Harlan, que estava em terceiro lugar na classificação geral.

Chinin acabou vencendo a corrida, com o tempo de 4min23s99, e somou 785 pontos. Com isso, chegou a 7977 no total, deixando para trás o rival dos EUA, que foi muito mal na corrida, terminando em último lugar, com 5min26s59 e somando apenas 416 pontos. No final, o norte-americano caiu para a quinta posição, com 7687.

O ouro ficou com o jamaicano Maurice Smith, que já havia terminado o primeiro dia de provas em primeiro lugar e manteve a liderança, fechando a prova com 8278. A prata ficou com o cubano Yordan Garcia, que somou 8113 pontos. O outro brasileiro na prova, Ivan Silva, terminou em sétimo lugar, com 7665.