UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

24/07/2007 - 19h36

Ouro nos 100 m é das Antilhas Holandesas; Vicente é o penúltimo

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Martina Churandy, das Antilhas Holandesas, venceu a disputa dos 100 m rasos no Pan-Americano. Nesta terça-feira, ele registrou 10s15, ficando à frente do norte-americano Darvis Patton, que cruzou a linha de chegada em 10s17, para em seguida sofrer uma queda. O velocista encarou o incidente com bom humor, fazendo flexões na pista do estádio João Havelange, o Engenhão.

EFE
Ouro foi para Churandy (d), das Antilhas, e Patton ficou com a prata, antes de cair
CHININ SALVA O DIA COM BRONZE
JOSIANE FORA DO PÓDIO NOS 800 M
FOTOS DO ATLETISMO NESTA TERÇA
PÁGINA ESPECIAL DO ATLETISMO
"Fiz as flexões para provar que estou bem, não senti nada, não estou nem cansado", brincou o vencedor.

Na saída da prova, Churandy mostrou seu dente de ouro, com um adorno com a letra "C". "'C' de 'Champion' (campeão, em inglês)", exibia, orgulhoso.

O bronze ficou com Brendan Christian, de Antígua e Barbuda, com 10s26. O veterano Vicente Lenílson, único representante do Brasil na final da prova, foi apenas o penúltimo colocado, com o tempo de 10s37.

"Cometi um erro que já vinha fazendo antes, atrasei o tronco no final", lamentou Lenílson. "Larguei bem, vinha com chance de medalha, mas perdi no fim. Vim para ganhar o ouro, mas os adversários treinaram tanto ou mais do que eu."

Apesar da fraca colocação, Lenílson diz que as expectativas para o revezamento são maiores. "Sempre tenho mais chances no 4 x 100 m do que nas provas que faço sozinho", comentou o atleta, que é recordista sul-americano dos 4x100 m, e é o mais experiente da equipe brasileira no Pan. "Não deu para levar medalha hoje, mas vamos levar no revezamento", apostou Lenílson.

A prova foi interrompida duas vezes antes da largada, a última delas pelo ex-campeão mundial Kim Collins, maior estrela da delegação de São Cristóvão e Névis, que reclamou do barulho da torcida no Engenhão. Atleta mais rápido no Mundial de Paris-2003 (quando venceu com 10s07), ele foi apenas o quinto colocado no Pan, com 10s31, mesmo tempo do cubano Jenris Vizcaino.

Em Santo Domingo-2003, os brasileiros também ficaram fora do pódio. Edson Luciano queimou a primeira largada e depois conseguiu o quinto lugar. Jarbas Mascarenhas ficou com a sexta colocação.

O recorde pan-americano da prova continua com o cubano Leandro Peñalver, que registrou 10s06 em Caracas-1983.

Feminino
A final feminina dos 100 m rasos, que não contou com nenhuma atleta do Brasil, teve dobradinha dos Estados Unidos. Mikele Barber foi ouro, com 11s02, novo recorde pan-americano, melhorando os 11s05 que sua compatriota Evelyn Ashford havia registrado nos Jogos de San Juan-1979.

Mechelle Lewis ficou com a prata, ao registrar 11s24. O bronze foi para Chandra Sturrup, das Bahamas, com 11s29.