UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

23/07/2007 - 17h47

Scheidt termina primeiro dia da classe laser em terceiro

Da Redação
Em São Paulo

De volta à classe laser, Robert Scheidt ficou apenas na terceira colocação no primeiro dia de disputa da vela nos Jogos Pan-Americanos. Sem vencer nenhuma regata, o brasileiro soma sete pontos perdidos.

Moacyr Lopes Jr./FI
"Enferrujado", Robert Scheidt terminou o primeiro dia da laser com o terceiro lugar
PERFIL DE ROBERT SCHEIDT
PÁGINA ESPECIAL DE VELA
Na primeira regata do dia, Scheidt, que é tricampeão pan-americano (Mar del Plata-95, Winnipeg-99 e Santo Domingo-2003), ficou em terceiro lugar e, na segunda prova, foi o quarto colocado.

Dois velejadores dividem a liderança da categoria. O norte-americano Andrew Campbell e o chileno Matias del Solar contabilizam seis pontos perdidos.

"Foi um dia regular, nada de muito bom. Meu desempenho não foi excelente, mas me deixa com possibilidades de brigar com os adversários pela liderança já a partir desta terça", contou Scheidt.

"O vento era bem forte pela manhã, mas acabou desaparecendo ao longo do dia. Ainda assim, fiquei feliz com a velocidade que consegui atingir, pois na primeira regata subi de oitavo para terceiro", explicou o velejador.

A terceira regata, que estava marcada também para esta segunda-feira, teve de ser cancelada por falta de tempo disponível. Para terça-feira, estão agendadas mais duas regatas do total de dez. A competição termina no sábado.

Essa é a última competição que Scheidt disputa na classe laser. O brasileiro, que também tem oito títulos mundiais e dois olímpicos da categoria, buscará vaga para as Olimpíadas de Pequim na star, ao lado de Bruno Prada.

Scheidt decidiu mudar de categoria após o bi olímpico, em Atenas-2004, e o título mundial de 2005, em Fortaleza. E já obteve sucesso na nova classe, tendo sido campeão mundial em Cascais (Portugal), no mês passado.

Outro campeão

Outro brasileiro campeão mundial a disputar o Pan do Rio é Ricardo Winicki, o Bimba. Ele, que compete na classe RS:X, terminou o primeiro dia na segunda colocação.

Bimba foi o terceiro colocado na primeira regata e terminou em segundo a segunda prova, o que o deixa com cinco pontos perdidos. A liderança pertence ao mexicano David Mier.

O brasileiro é o atual campeão pan-americano, título conquistado em Santo Domingo-2003, e foi campeão mundial em Cascais (Portugal), no mês passado. Ele também foi duas vezes vice-campeão mundial (2002 e 2005) e ficou em quarto lugar nas Olimpíadas de Atenas, em 2004.