UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

23/07/2007 - 20h33

Tiro com arco estréia esperando superar o desempenho do Mundial

Da Redação
Em São Paulo

O torneio de tiro com arco estréia nesta terça-feira nos Jogos Pan-Americanos com uma missão: não repetir a mesma campanha do Mundial da modalidade, realizado em Leipzig, na Alemanha entre os dias sete e 15 de julho de 2007. Isso porque o Brasil não só teve um mau desempenho, como ficou atrás dos principais adversários no Pan.

Divulgação/CBTArco
Leonardo Lacerda foi o melhor brasileiro no Mundial de Leipzig. Ficou com o 80º lugar
PÁGINA DO TIRO COM ARCO
PERFIS DOS ATLETAS BRASILEIROS
Entre os seis competidores da seleção brasileira, quatro viajaram para Leipzig. Os três integrantes da equipe masculina, Leonardo Carvalho, Marcos Bortoloto e Fábio Emílio, e apenas uma representante do time feminino, Sarah Nikitin.

Os resultados, porém, não passaram nem perto do que imaginavam os competidores. Enquanto estava na Itália, onde realizaram treinamentos específicos, Sarah revelou, em entrevista ao UOL Esporte sua principal meta: "o foco principal é classificar para a Olimpíada." Acontece que a brasileira não conseguiu passar da primeira fase na disputa individual, quando foi superada pela britânica Alison Willianson com 103 a 102. Sarah terminou em 106º lugar.

A má colocação não foi exclusividade de Sarah. Entre os homens Leonardo Carvalho perdeu para o russo Bair Badenov por 113 a 109 e ficou em 80º, Marcos Bortoloto foi eliminado pelo norueguês Baard Nesteng com 107 a 99, e ficou em 88º e Fábio Emílio deixou a competição na 108ª colocação, após uma derrota para o norte-americano Brady Eillison.

Entretanto, o pior problema não é a má classificação, mas sim o fato de ter adversários dos Jogos Pan-Americanos muito melhor colocados. Na categoria masculina, por exemplo, toda equipe do México terminou melhor do que o Brasil (Juan René Serrano ficou em 18º, Eduardo Vélez, em 20º e Jorge Chapoy na 48ª colocação). Os três competirão no Rio de Janeiro.

O mesmo aconteceu com as seleções dos Estados Unidos e Canadá, cujos atletas que competiram no Mundial estarão no Pan. Na equipe norte-americana Brady Ellison ficou em 21º, Victor Wunderle, em 28º e Richard Johnson ficou em 47º. Já os canadenses foram ainda melhores. Jason Lyon, Hugh MacDonald e Crispin Duenas ficaram em 29º, 32º e 33º, respectivamente.

Nikitin também ficou atrás de todas as integrantes da seleção dos Estados Unidos (que terminaram com a 22ª, 28ª e 33ª colocação) e Colômbia. (que terminaram em 26º, 42º e 87º lugar). Entre as principais adversárias, a brasileira só superou uma atleta mexicana, Mariana Avitia, que ficou com a 116ª colocação. As outras duas, Ainda Roman e Janeth Garcia, ficaram com a 37ª e 54ª posição.

Na disputa por equipes, em que só o time masculino participou, o resultado não foi diferente. Com a Coréia em primeiro lugar, o Brasil só ficou com a 27ª posição com 3779 pontos. O México ficou em oitavo com 3950 pontos, o Canadá em nono com 3943 pontos e os Estados Unidos em décimo com 3941 pontos.