UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

23/07/2007 - 17h29

Hoyama se recupera, equipe brasileira vence e garante medalha

Da Redação
Em São Paulo

Os brasileiros Thiago Monteiro, Hugo Hoyama e Gustavo Tsuboi avançaram às semifinais do torneio de equipes do tênis de mesa nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira, o trio venceu o grupo da República Dominicana por 3 vitórias a 1 e seguiu vivo na competição.

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Hugo Hoyama perdeu um duelo e venceu outro no confronto com o time dominicano
EQUIPE FEMININA É ELIMINADA
VEJA AS FOTOS DAS QUARTAS
O primeiro a jogar foi Thiago Monteiro, que não teve trabalho para superar Juan Vila por 3 sets a 0, parciais de 11-7, 11-6 e 11-8. Em seguida, o veterano Hugo Hoyama não conseguiu repetir o desempenho de seu compatriota e caiu facilmente diante de Luis Ju Lin, que venceu por 3 sets a 0 (11-6, 11-3 e 11-7).

Com a série melhor-de-cinco empatada em 1 a 1, Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi participaram do confronto de duplas e recuperaram a vantagem para o Brasil em uma vitória de virada por 3 sets a 1, parciais de 10-12, 11-4, 11-3 e 11-7.

Derrotado no segundo jogo, Hoyama voltou à disputa para o quarto duelo. No primeiro set contra Emil Santos, perdeu por 11 a 3, mas conseguiu se recuperar no confronto. Devolveu o placar ao dominicano e virou a partida com 11 a 6 e 19 a 17, fechando a partida com 3 sets a 1 e a série com 3 vitórias a 1.

O adversário do Brasil nas semifinais será o Canadá, que derrotou o Chile nas quartas-de-final. Curiosamente, o técnico da equipe canadense é o brasileiro Marles Martins, o mesmo que comandou a seleção brasileira campeã por equipe nos Jogos de Santo Domingo, em 2003. Na outra semifinal, a Argentina vai enfrentar os Estados Unidos.

De qualquer maneira, o trio brasileiro já tem garantida uma medalha, uma vez que, nas provas de tênis de mesa, 3º e 4º colocados conquistam o bronze.

Se o grupo garantir o ouro, Hugo Hoyama assumirá, sozinho, o título de recordista de medalhas douradas do Brasil em Pans. Atualmente, com 8 ouros, ele divide o posto com o ex-nadador Gustavo Borges.