UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

23/07/2007 - 20h30

Luta olímpica estréia no Pan sonhando em fazer história

Da Redação
Em São Paulo

O Brasil não tem quase nenhuma tradição em luta nos Jogos Pan-Americanos. São apenas três medalhas de prata em 14 edições das 'olimpíadas das Américas'. Mas uma inédita preparação e os holofotes trazidos por um competidor 'global' criam um clima de grande otimismo na equipe brasileira, que estréia na modalidade esta terça-feira pela manhã, no Pavilhão 4A do Riocentro.

"A nossa expectativa é de conquistar duas medalhas de ouro e duas de prata. Mas podem aparecer ainda umas cinco medalhas de bronze no caminho, além das surpresas, tão comuns em competições como essa", avalia o chefe da equipe brasileira, Gilberto Ribeiro.

O dirigente atribuí seu otimismo a uma preparação que diz ser inédita. "Desta vez estamos com a equipe completa e tivemos uma grande oportunidade de nos prepararmos, inclusive fazendo intercambio com adversários que teremos pelo caminho", acrescenta Ribeiro. "A expectativa é realmente muito positiva."

Os favoritos a subir ao lugar mais alto do pódio, em duas das 18 categorias de peso em disputa, são a paulista Rosangela Conceição, na luta feminina até 72 kg, e o carioca Antoine Jaoude, que compete o estilo livre até 96kg e foi prata no Pan de 2003, em Santo Domingo. "Eles estão muito bem, são nossa esperança", diz Ribeiro.

Outro fator que tem contado muito em favor do time brasileiro vem da ilustre participação de uma celebridade: Marcelo Gomes "Zulu". O negro de 1,77 m, fluminense de Niterói, ficou conhecido nacionalmente após sua passagem no reality show Big Brother, da Rede Globo, em 2004.

"Claro que ter o Zulu nos ajuda muito. Quando se fala luta olímpica, ninguém conhece, mas então perguntam: a luta greco-romana do Zulu?!", explica Ribeiro. "Mas ele não teve muita sorte, vai encontrar Yunior Strada logo na primeira luta. A vantagem é que pelas regras, se o cubano for à final, ele disputa o bronze."

Zulu vem de uma lesão - uma contratura no pescoço no último final de semana -, ficou os últimos três dias sem treinar, mas promete que dará tudo de si no confronto. "Não tem como não dar o sangue com a torcida dando apoio. Tenho a honra de ser o único brasileiro a ter uma medalha no Circuito Europeu e vou com tudo para a vitória", afirma o lutador, que foi bronze na etapa de Portugal do Circuito Europeu em 2001.

A luta olímpica é dividida nos estilos greco-romano, livre e luta feminina. São três medalhas em jogos pan-americanos, todas de prata. Em 1951 com Antenor da Silva, 1987 com Roberto Leitão e em 2003 com Jaoude.