UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

23/07/2007 - 09h39

Na estréia do futsal, Paraguai vence Cuba por 2 a 1

Da Redação
Em São Paulo

O primeiro jogo da história do futsal nos Jogos Pan-Americanos, entre Paraguai e Cuba, ocorreu nesta segunda-feira e terminou com a vitória de 2 a 1 para o Paraguai.

Mas o duelo que marcou a estréia da modalidade no Pan já contou com brasileiro e ex-brasileiro em quadra. Um deles, o técnico paraguaio que, na verdade, se tratava do brasileiro Fernando Ferretti, ex-técnico da seleção canarinho. O outro, atuando pela seleção de Ferretti, era Sérgio Araújo, nascido no Brasil, mas naturalizado paraguaio.

E foi um dos atletas deste selecionado que marcou o primeiro gol do jogo e o primeiro da história do futsal no Pan. Depois de passar metade do primeiro tempo em 0 a 0, Oscar Jara recebeu pela direita e tocou sobre o goleiro cubano para fazer abrir o placar. A primeira etapa seguiu com alguns sustos cubanos, mas sem a eficiência paraguaia, o placar terminou em 1 a 0 para o Paraguai.

Para o segundo tempo, o time paraguaio voltou mais ofensivo, pressionando a equipe cubana que mal conseguia avançar ao campo adversário. A exceção era feita em alguns contra-ataques cubanos que chegaram com perigo, mas não concluíram a jogada.

Em diante da pressão, Cuba cedeu mais uma vez. Depois de um ataque elaborado pelo pivô Jose Ortiz, que chutou forte para o gol, o goleiro rebateu a bola. Quem aproveitou a sobra foi o paraguaio Jose Santander, que ainda chutou mais duas vezes para o gol. Na segunda, o goleiro cubano não obteve sucesso e a bola foi para dentro das redes.

O Paraguai ainda teve, pelo menos, duas grandes chances de definir a partida, com ataques com três paraguaios contra dois cubanos, porém não conseguiu. Diante disso, Cuba conseguiu diminuir a diferença depois de um chute do meio da quadra disparado por Yulier Olivera a menos de três minutos para o final da partida.

Com o gol, a equipe cubana ainda pressionou para conseguir o empate. Mas a seleção paraguaia conseguiu se manter com uma defesa eficiente, garantindo a conquista. Com a vitória, o Paraguai conquistou importantes três pontos no grupo A, o mesmo de Brasil e Guatemala.