UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

23/07/2007 - 21h30

Evo Morales anuncia prêmio por medalha boliviana no futebol

Das agências internacionais
Em La Paz (Bolívia)

O presidente da Bolívia Evo Morales anunciou nesta segunda-feira que irá premiar os atletas da seleção de futebol do país que disputam os Jogos Pan-Americanos em caso de conquista de medalha no Rio de Janeiro. A equipe do país disputa a semifinal do torneio masculino nesta terça-feira, contra a Jamaica.

De acordo com Morales, os jogadores bolivianos receberão US$ 2 mil, cada um deles, em caso de classificação para a final pan-americana e US$ 1 mil por uma eventual disputa da medalha de bronze.

"É uma forma de incentivá-los", afirmou Evo Morales, que enviou carta a Óscar Villegas, técnico do time, para informar a respeito do incentivo.

A Bolívia disputa o torneio no Rio de Janeiro de futebol com equipe formada por jogadores com idade igual ou inferior a 20 anos. Pela primeira vez na história a seleção do país conseguiu a classificação para a fase semifinal de um Pan-Americano.

Na primeira fase, a seleção boliviana se classificou com a primeira colocação do grupo B, com campanha de duas vitórias (Estados Unidos e Venezuela) e um empate (México).

Evo Morales vem se tornando um personagem comum nas páginas esportivas da América do Sul. Recentemente, o presidente da Bolívia se engajou na questão da ameaça de veto a jogos em altitudes elevadas, em tema levantado pela Fifa, que envolvia diretamente a cidade de La Paz, capital boliviana.