UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

23/07/2007 - 18h49

Técnico do Brasil acusa seleção de 'salto alto' no primeiro tempo

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A dificuldade para o Brasil vazar a defesa do México no jogo semifinal do torneio feminino de futebol dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro aliada a algumas jogadas de efeito fez o técnico da seleção, Jorge Barcellos, acusar a equipe de ter atuado de "salto alto" no primeiro tempo da partida.

AFP
Brasil encontrou dificuldades contra o México no 1º tempo do jogo no Maracanã
IMAGENS DA SEMIFINAL FEMININA
TABELA DE JOGOS NO PAN DO RIO
MULHERES MELHORES QUE HOMENS
No segundo tempo, com dois gols da lateral-esquerda Rosana, a seleção fez 2 a 0 nas mexicanas e se classificou para a final do Pan.

"Acredito que no primeiro tempo tiveram alguns lances de salto alto. A gente não veio aqui para dar espetáculo. A gente veio para conseguir os três pontos e ir para a final", disse Barcellos. "Em alguns momentos as jogadoras quiseram fazer toques de chaleira ou dar dribles para trás para alegrar a torcida", completou.

O treinador não quis revelar quais jogadoras atuaram de 'salto alto' na partida. As jogadas mais plásticas do confronto foram realizadas por Marta e Rosana.

"Estava havendo um individualismo muito grande principalmente no primeiro tempo. Você jogar afunilando contra uma equipe muito defensiva não vai sair gol", criticou Barcellos.

Após a conversa no intervalo, o técnico acredita que conseguiu acertar o time. Além disso, o nervosismo mostrado no primeiro tempo diminuiu, e o Brasil finalmente conseguiu converter em gols o domínio demonstrado em todo o jogo.

"A gente estava ansioso. Pedi para as jogadoras manterem a calma e a tranqüilidade para finalizar", contou o técnico brasileiro.

A zagueira Aline, capitã da seleção brasileira, concordou com a análise do treinador. "A gente enfrentou uma situação diferente do que tinha enfrentado até então. O time ficou um pouco ansioso porque o gol não saía. No segundo tempo conseguimos acertar as coisas para fazer os gols", disse.

Para Aline, o time realmente abusou das jogadas de efeito no primeiro tempo. "Quando a gente está em uma semifinal, em um jogo difícil, e uma jogada dessas não dá certo pode fazer a torcida se virar contra você. Além disso, o adversário do outro lado pode pensar que você o está menosprezando."

Já Rosana, artilheira da partida, acredita que o 'salto alto' na verdade foi um excesso de ansiedade demonstrado pela seleção no começo da partida.

"Não foi salto alto. Foi uma ansiedade maior do que deveria. A gente está com os pés no chão. Sabemos o quanto vale esta medalha", disse a lateral-esquerda.