UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

23/07/2007 - 17h21

Em jogo de ataque contra defesa, Brasil vence o México e vai à final

Lello Lopes*
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Parecia um treino de ataque contra defesa. Na semifinal do torneio feminino de futebol dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, Brasil e México deixaram bem claro, desde o início, os seus objetivos. Enquanto a seleção brasileira procurou o ataque o tempo inteiro, a mexicana praticamente só se defendeu. No final, a melhor qualidade técnica fez a diferença. O Brasil ganhou por 2 a 0 e se classificou para a decisão do campeonato.

EFE
Muita marcada, camisa 10 Marta não brilhou na semifinal contra as mexicanas
EFE
Jogadoras do Brasil abraçam Rosana, destaque do jogo e autora dos dois gols
VEJA MAIS FOTOS DA VITÓRIA
MULHERES SUPERAM HOMENS
Atual campeã pan-americana, a seleção brasileira enfrentará na final a equipe dos Estados Unidos, que derrotou o Canadá na outra semifinal por 2 a 1. A decisão está marcada para a próxima quinta-feira no Maracanã.

Contra o México, o Brasil não conseguiu converter em gols as inúmeras oportunidades criadas na primeira etapa. Apenas no segundo tempo a seleção soube aproveitar as chances para vazar a boa defesa mexicana.

Marta foi um dos destaques da partida. A melhor jogadora do mundo abusou dos lances de efeito, com direito a dribles desconcertantes e toques de calcanhar por entre as pernas das adversárias. Cada vez que a jogadora pegava na bola a torcida que compareceu em bom número ao Maracanã foi ao delírio.

Mas a grande estrela da tarde de segunda no Maracanã foi a lateral-esquerda Rosana, autora dos dois gols da seleção na partida.

"A gente pressionava o tempo todo, mas os gols não entravam. Fizemos em duas jogadas de bola parada. É o resultado de um trabalho de grupo, que ressalta as qualidades individuais", disse Rosana.

Impondo um ritmo forte, o Brasil pressionou o México desde o início. As primeiras chances de gol foram em chutes de fora da área de Daniela Alves e Marta. A partir dos 15 minutos, a equipe usou outra tática, explorando o buraco deixado pelo lado direito da defesa mexicana.

Foi assim que o Brasil teve a sua melhor oportunidade no primeiro tempo. Marta passou como quis pela marcadora e rolou a bola para Cristiane. A atacante tentou dar um carrinho, mas não conseguiu alcançar a bola.

Aos 21min, Cristiane deu um susto na comissão técnica brasileira. Em uma disputa de bola dentro da área, a jogadora cortou a boca. Depois de ficar quase cinco minutos fora de campo, voltou à partida.

A partir da metade do primeiro tempo, o México conseguiu diminuir o ímpeto brasileiro. A seleção continuou rondando a área adversária, mas teve menos chances de marcar. A última delas foi com Marta, que da entrada da pequena área concluiu para fora uma bela jogada iniciada pela lateral Rosana.

No segundo tempo, o Brasil voltou a pressionar. Aos 5min Marta perdeu uma grande oportunidade ao chutar a bola em cima da goleira Guevara. O Brasil passou então a arriscar de fora da área, mas os chutes de Formiga e Marta passaram longe do gol.

Aos 14min a pressão, enfim, surtiu efeito. Em cobrança de falta perfeita, Rosana jogou a bola no ângulo esquerdo da meta defendida pela goleira Guevara e abriu o placar para a seleção brasileira.

E o dia era mesmo de Rosana. Aos 20min, após cobrança de escanteio de Marta, a lateral subiu sozinha na área e cabeceou para marcar o segundo gol do Brasil no jogo. A bola ainda bateu nas mãos da goleira Guevara antes de entrar.

Com a desvantagem, o México não teve alternativa a não ser se arriscar mais no ataque. Mesmo assim, não conseguiu ameaçar a meta defendida pela goleira Andréia. Já o Brasil diminuiu o ritmo e administrou a vitória até o apito final.

A torcida, desde o primeiro tempo, pediu a entrada de Pretinha em campo. Mas o técnico Jorge Barcellos manteve até o final o mesmo time que iniciou a partida.

"Eu não considero um jogo de 2 a 0 resolvido. Você coloca uma atleta aos 30 minutos, por exemplo, e ela demora uns cinco minutos para entrar no ritmo das outras. Nesse momento você pode se complicar", justificou o treinador.

Brasil
Andréia; Aline, Renata Costa, Elaine e Rosana; Tânia, Daniela Alves, Formiga e Marta; Cristiane Silva e Maycon.
Técnico: Jorge Barcellos

México
Guevara; Muñoz (Nieva), Gonzalez, Castillo e Gordillo; Valdez, Saucedo, Lopez (Sandoval) e Padilla (Vergara); Ocampo e Worbis.
Técnico: Leonardo Rivera

Local: Estádio Mário Filho (Maracanã), no Rio de Janeiro
Árbitro: Atílio Invernizzi (PAR)
Auxiliares: Nicolas Yegros (PAR) e Humberto Paz (BOL)
Cartões amarelos: Padilla e Nieva (MEX)
Cartão vermelho: Sandoval (MEX)
Gols: Rosana (BRA), aos 14min e aos 20min do segundo tempo

*atualizada às 21h01