UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

23/07/2007 - 11h16

Com chance de ouro, Brucutu fica só em 5º no slalom

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Fernando Neves, o Brucutu, não confirmou as expectativas e terminou apenas na 5ª colocação na final masculina do slalom, prova de esqui aquático dos Jogos Pan-Americanos, disputada nesta segunda-feira na Lagoa Rodrigo de Freitas. O vencedor foi o favorito Drew Ross, quarto melhor do mundo na prova, que se sagrou tricampeão pan-americano.

Classificado nas eliminatórias com a melhor nota, Brucutu não repetiu a boa apresentação na decisão. O brasileiro não conseguiu terminar o percurso de 6 bóias, caindo antes de completar a 6ª passagem com 12 metros de corda.

EFE
O tricampeão pan-americano Drew Ross (f) se irritou com a desorganização da prova de slalom. A estrutura, montada do lado de fora das dependências do Clube dos Caiçaras, na Lagoa Rodrigo de Freitas, deixou os atletas sem vestiário e sem local adequado para ajustar os esquis. Ross tentou usar a área reservada para imprensa e bateu boca com um voluntário.

"Não vou comentar", disse Ross, irritado. "Só vim para cá porque do outro lado está cheio e não tinha espaço nem para montar o equipamento." Ross ainda deitou-se no chão e fez seu alongamento, sem ligar para a cara de desaprovação dos voluntários.
PROVA ADIADA NOVAMENTE
"Arrisquei pelo ouro e errei. Tentei fazer o mais difícil, completar a passagem contra o vento com 12 m, para complicar o canadense, que ia competir depois de mim", disse o esquiador após a prova. O brasileiro saiu da água visivelmente abalado. "Estou péssimo, parece que passou um ônibus por cima de mim. Dei o meu melhor, mas não deu para ganhar o ouro para o Brasil. Agora tenho mais quatro anos de treinos pela frente."

Apesar da derrota, Brucutu disse que não se arrepende da estratégia arriscada. "Pelo que eu treinei atá aqui, não podia ser conservador. Não vim aqui para levar prata, vim pelo ouro e sei que tinha chance", afirmou o esquiador, que foi vice-campeão pan-americano da modalidade no ano passado.

Depois de relutar um pouco, Drew Ross admitiu que essa foi uma das vitórias mais fáceis que já teve, já que ele foi o último a competir e só precisou completar o percurso com 11 metros de corda com o vento a favor para levar o ouro.

"Os pontos foram muito baixos por causa do vento, o que simplificou as coisas para mim. As condições estavam longe do ideal, porque a posição da raia deixava o vento muito em cima", comentou o canadense.

Aos 37 anos, Ross considerou a vitória uma das mais importantes de sua carreira, já que o esquiador pensa em se aposentar em breve. "Não sei por mais quanto tempo continuarei competindo pelo Canadá. É muito gratificante vir aqui e conseguir o terceiro ouro em um cenário tão bonito como o Rio", elogiou Ross.

O irmão mais novo de Fernando, Felipe, terminou no 7º lugar depois de também cair antes de finalizar o percurso. Segundo a competir, Felipe fez meia bóia com 12 metros de corda, mas comemorou o resultado antecipadamente, já que o vento estava muito forte.

"Quando terminei, até fiquei feliz, achei que tinha garantido medalha, porque o vento estava levando tudo. Mas depois, o vento parou, e eu saí no prejuízo", lamentou Felipe. "Infelizmente, a gente não controla o clima, que foi péssimo. Não tive sorte. Sem sorte, não dá."

Empatados com Brucutu na prova qualificatória, o colombiano Jose Mesa e o chileno Felipe Miranda voltaram a se apresentar bem e ficaram com as medalhas de prata e bronze, respectivamente.

No calendário dos brasileiros, o ano ainda reserva os campeonatos Brasileiro, em Sertãozinho, e Latino-Americano, que será disputado em Araraquara.

Confira a classificação:

1 - Drew Ross (CAN) - 38 pontos
2 - Jose Mesa (COL) - 37,50
3 - Felipe Miranda (CHI) - 36,50
4 - Arturo Nelson (MEX) - 36,50
5 - Fernando Neves (BRA) - 35
6 - Carlos Lamadrid (MEX) - 34
7 - Felipe Neves (BRA) - 30,50
8 - Javier Julio (ARG) - 2,50