UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

23/07/2007 - 19h56

Glaucélio vence combate e boxe triplica medalhas no Pan

Rodrigo Bertolotto
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Em uma luta apertada nesta noite de segunda, Glaucélio Abreu bateu por 13 pontos a 12 Joseph Clarence, das Ilhas Virgens Norte-Americanas, e se tornou o sexto brasileiro a passar às semifinais do boxe pan-americano, garantindo como mínimo um bronze.

"Foi uma luta dura, mas mostra que a próxima vai ser mais difícil ainda. Faz a gente entrar mais concentrado", disse o pugilista paraense. Com seu resultado, o Brasil estabeleceu o triplo de pódios em relação a Santo Domingo-2003, quando dois brasileiros foram bronze.

Na semifinal, Glaucélio vai enfrentar o porto-riquenho Argenis Nuñez, que derrotou o haitiano Wilky Campfort. "Já fiz uma luta na academia com esse porto-riquenho. Ele é muito técnico", analisou o boxeador.

Antes de Glaucélio, as vitórias nacionais desta segunda-feira foram de Davi Souza e Myke Carvalho. O peso pena Davi Souza venceu de virada o mexicano Francisco Vargas. Na próxima luta, ele enfrenta o porto-riquenho Abner Roman, que derrotou o norte-americano Luis Del Valle.

"Quem sabe não é o meu ouro chegando", declarou Souza após a vitória. O Brasil venceu o último ouro quando sediou pela última vez o Pan, em São Paulo-1963, quando subiu no mais alto do pódio por três vezes.

"Vamos acabar com esse jejum. Garanti o bronze, mas estou na busca do ouro", disparou meio-médio-ligeiro Myke Carvalho, que bateu o venezuelano Jonny Sánchez por 19 a 4, dominando o combate durante todo o tempo. Na semifinal, ele vai pegar o norte-americano Karl Dargan, que venceu por W.O. seu último combate.

Mais dois brasileiros lutam nesta noite atrás das semifinais: o pesado Rafael Lima e o superpesado Antônio Nogueira, o Minotouro.

No domingo se classificaram para as semifinais os brasileiros Pedro Lima, Everton Lopes e James Dean Pereira.