UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

23/07/2007 - 18h04

Davi Souza elimina mexicano e vai à semifinal entre os penas

Da Redação*
Em São Paulo

O boxe do Brasil conseguiu assegurar mais uma medalha nesta segunda-feira, com a vitória de Davi Souza sobre o mexicano Francisco Javier Vargas Pelaez em combate da categoria pena no Complexo do Riocentro. O representante do país venceu o duelo de quartas-de-final com o placar apertado de 16 a 13, em resultado que lhe valeu uma vaga na semifinal e, pelo menos, uma medalha de bronze.

MYKE CARVALHO AVANÇA
O meio-médio ligeiro Myke Carvalho também assegurou presença na semifinal do boxe pan-americano com a vitória nas quartas-de-final sobre o venezuelano Jonny Jesus Sánchez Miquelena. Estreante nos Jogos, o boxeador paraense conseguiu uma vitória tranqüila sobre, derrotando o rival pelo placar de 19 a 4.
Na semifinal, Davi Souza irá enfrentar o porto-riquenho Abner Cotto. O outro confronto dos penas reunirá os pugilistas Idel Torriente, de Cuba, e Orlando Rizo, representante da Nicarágua.

"Queria demonstrar no ringue quem eu sou", desabafou Davi Souza após a vitória desta segunda-feira.

Antes do combate desta segunda, Davi Souza havia passado pela primeira fase com vitória polêmica sobre o peruano Carlos Zambrano.

O adversário do brasileiro foi declarado vencedor ao final da luta de sábado, mas a delegação nacional do boxe entrou com um recurso junto ao Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos (Co-Rio) contestando os critérios de pontuação no duelo.

A vitória de Davi Souza sobre Carlos Zambrano foi anunciada apenas na noite de domingo pela Confederação Pan-Americana de Boxe.

"Foi um equívoco da arbitragem. No desempate, os juízes usaram um critério do novo sistema de pontuação, que ainda não está vigente. Quando olhei a súmula, logo percebi e encaminhei o protesto", afirmou o coordenador-técnico da seleção, Otílio Toledo, no último domingo.

*com agências internacionais