UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 17h56

Campeão, Emanuel presta homenagem ao judoca Flávio Canto

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O sofrimento do judoca Flávio Canto, que perdeu a chance de ganhar a medalha na categoria até 81 kg, tocou Emanuel, campeão pan-americano no vôlei de praia. Após ganhar o título neste domingo, na Arena de Copacabana, Emanuel prestou uma homenagem ao judoca.

Reuters
Após ganhar o título, Emanuel prestou uma homenagem ao judoca Flávio Canto...
Maurício Val/Fotocom.net
...que ficou de fora do pódio ao sofrer uma luxação no cotovelo durante a luta no Pan
FOTOS DO VÔLEI DE PRAIA
BRASIL É OURO
PERFIL DE EMANUEL
PERFIL DE FLÁVIO CANTO
"Ontem eu queria ter ligado para o Flávio Canto. Queria aproveitar o momento e lembrar que tem atletas batalhando pelo Brasil que não conseguem bons resultados, mas são atletas guerreiros. O Flávio Canto é um exemplo. É hora de dar uma força para esse grande guerreiro", disse Emanuel.

Favorito ao ouro em sua categoria, Canto ficou de fora do pódio ao sofrer uma luxação no cotovelo durante a luta semifinal diante do norte-americano Travis Stevens. O brasileiro não teve nem condição de disputar a medalha de bronze.

O judô, aliás, fez a cabeça dos campeões do vôlei de praia. No sábado, após ganhar o título feminino do Pan ao lado de Larissa, Juliana disse que a dupla se inspirou em Edinanci Silva, que conquistou todas as suas vitórias "matando" as adversárias.

Na partida deste domingo diante dos norte americanos Hans Stolfus e Ty Loomis, Emanuel creditou ao parceiro Ricardo o maior mérito da vitória por 2 sets a 0.

"Aquele saque na diagonal de Ricardo foi muito bom. Acho até que ele foi o herói da partida", disse Emanuel, referindo-se a uma seqüência de serviços do parceiro que rendeu oito pontos seguidos para a dupla.

Ricardo retribuiu a gentileza. "O saque foi um fator que influenciou muito, mas antes do saque começar a entrar o Emanuel fez uma seqüência de bloqueios que deu mais confiança ao nosso time."

Ao final da partida, enquanto Emanuel se agitava na quadra, Ricardo passou alguns momentos sentado no banco, com a toalha na cabeça, refletindo.

"Parei ali para agradecer em mim as pessoas que fazem o nosso time ser vitorioso. Os amigos, os parentes, a comissão técnica, toda essa gente que nos ajuda. Tentei ficar ali sozinho, memorizar do começo da carreira até a conquista do único título que faltava", disse Ricardo.