UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 00h20

Para Bernardinho, corte foi motivado por "desgaste na relação"

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

O técnico Bernardinho afirmou que foi dele a decisão de cortar Ricardinho, eleito o melhor jogador da Liga Mundial, dos Jogos Pan-Americanos. O motivo seria o "desgaste" da relação entre os dois e o elenco. Segundo o treinador, o corte foi definido "durante o processo" da fase final da Liga, na Polônia, e não agora, às vésperas da estréia nos Jogos do Rio.

"Depois de 40 dias longe da família, é normal que a relação fique desgastada. Ele está estressado e este é um ano de pré-olímpico, então decidi poupá-lo", disse Bernardinho, depois do treino da noite deste sábado, no Maracanãzinho.

No Mundial do ano passado, realizado no Japão, Ricardinho discutiu asperamente com o meio-de-rede Gustavo e o líbero Escadinha. Na ocasião, o levantador disse ter ficado "magoado" com o que os companheiros disseram na discussão.

Questionado sobre o atraso do jogador para se juntar ao grupo, que foi justificado como decorrência dos problemas no tráfego aéreo, o técnico deu outra versão. "Ele retardou a vinda para o Rio de Janeiro. Isso influenciou, mas não foi determinante. Ele chegou aqui às 17h30 (deste sábado) e conversou longamente com a comissão técnica. Saiu visivelmente magoado", ressaltou. Ricardinho não havia participado do primeiro treino do time, na noite desta sexta-feira, no Maracanãzinho.

A confirmação do corte foi feita pelo presidente da Confederação Brasileira de Vôlei, Ary Graça, depois de um dia de informações desencontradas sobre o assunto.

"Só existe uma versão sobre o corte. Em nenhum momento eu coloquei a decisão na mão dele. A decisão foi minha. Acho que poderia ser pior para a nossa relação e para o grupo todo se ele continuasse, e o estresse vai ser grande daqui pra frente. Eu acho que agora é hora de ele refletir sobre o que quer fazer", justificou o treinador.

Sobre o pouco tempo para pôr "ordem na casa", Bernardinho não minimizou a importância do jogador, que exercia o papel de líder da equipe. "Não tenho dúvidas de que a ausência dele pode prejudicar o rendimento da seleção, mas no futuro, pode ajudar, eu não quis correr riscos. O tempo que temos vamos treinar para chegar bem à semifinal, e tentar uma final."

Bernardinho também desmentiu que, com o descarte de Ricardinho, estaria mudando o foco da seleção. "O Pan não é menos importante do que Liga ou Mundial. Só se fala nisso", refutou.

O treinador também negou que a decisão tenha validade a longo prazo. "Não estou fechando as portas para ele. O Brasil precisa dele, mas precisa dele bem. Se isso for um erro, não terei problemas em pedir desculpas a ele e chamá-lo de volta. Mas esse é um momento de intensa reflexão para ele", voltou a dizer.

Sem Ricardinho, o atacante Giba será o capitão da seleção nos Jogos Pan-Americanos. No levantamento, Marcelinho deverá assumir a titularidade, com Bruninho, que foi chamado de última hora, como reserva.

"Estou surpreso como todos os outros", disse Marcelinho, que também é do Rio. "Ele era uma referência pra mim e pra toda a equipe e sentimos pelo que aconteceu."