UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 21h55

Brasileiras de olho em rivais dos EUA e Canadá no pentatlo moderno

Da Redação
Em São Paulo

As brasileiras Larissa Lellys e Yane Marques fazem sua estréia em Pan-Americanos nesta segunda-feira, na disputa do pentatlo moderno. As cinco provas da modalidade são disputadas no mesmo dia, começando às 9 horas, com o tiro feminino.

"O pentatlo tem a característica de você poder se superar em outra prova, então, nenhuma delas é decisiva", diz Larissa, que tem como ponto forte a natação e a corrida.

Para Larissa, canadenses e norte-americanas são as adversárias mais perigosas no Pan. Os Estados Unidos serão representados por Sheilla Taormina, 11ª do ranking mundial, e Michelle Kelly, 22ª. O Canadá terá Monica Pinette, 18ª na lista da União Internacional de pentatlo moderno, e Kara Grant, 28º. Yane ocupa atualmente a 64ª posição, enquanto Larissa é a 71ª.

"Nós nos encontramos pela última vez no Mundial, no ano passado, e este ano elas optaram por disputar algumas provas que nós não fomos. Dizemos no pentatlo que tudo pode acontecer", diz a brasileira Larissa, que prefere não fazer previsões sobre medalha.

"Não gosto de apostar nem em bingo. Mas posso dizer que eu e a Yane, nós ainda somos inexperientes, começamos depois do Pan de 2003. Algumas atletas que vão competir no Rio já participaram dos Jogos de Santo Domingo. Mesmo assim, vamos tentar fazer o melhor", afirma.

O Brasil saiu com uma prata da disputa na República Dominicana, conquistada por Samantha Harvey, norte-americana naturalizada brasileira. E com a classificação para as Olimpíadas tanto no masculino como no feminino. Nos Jogos do Rio, oito vagas estarão em disputa, o que serve como incentivo extra para os competidores. "Estaremos atrás da classificação, sempre", avisa Larissa.

A disputa do masculino será na terça-feira, com a participação dos brasileiros Daniel Santos e Wagner Romão. Daniel é o mais experiente da equipe brasileira. Ele esteve nos Jogos de Santo Domingo-2003, terminando na sexta posição e conseguindo a classificação para as Olimpíadas de Atenas-2004.