UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 13h05

Ausência de Phelps pode dar ouro olímpico a Cielo, diz Scherer

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

"Cielo é a maior aposta do Brasil para uma medalha olímpica em Pequim". A afirmação, dita com propriedade pelo ex-nadador Fernando Scherer, vem acompanhada de uma fórmula simples de vitória.

"Thiago Pereira e Kaio Márcio são finalistas olímpicos, mas terão que enfrentar Michael Phelps, e vencer o cara até agora é algo impensável. Mas Cielo, não. E sem Phelps à frente, o caminho do pódio está aberto."

Nos 50 m livre, César Cielo cravou 21s84, tempo melhor do que o do vencedor do Mundial de Melbourne, Benjamin Wildman-Tobriner, que venceu com 21s88 na competição da Austrália. "Esse tempo é marca de final olímpica. Cielo fez 21s com a torcida pressionando, e quem faz isso aqui no Brasil faz em Olimpíada também, e pode bem levar o ouro", apostou Scherer.

Para Scherer, Michael Phelps, fenômeno da natação mundial e dono de sete medalhas de ouro no último Mundial, é a chave do sucesso do velocista, uma vez que o norte-americano não disputa as provas de 50 m e 100 m livres. E do fracasso do polivalente Thiago Pereira, dono de oito medalhas nos Jogos do Rio.

"O Thiago é excepcional aqui no Brasil, no Pan, mas Olimpíada é outra história. As provas de medley, por exemplo, ainda são do Phelps", comentou Scherer, sobre o estilo que é a especialidade de Pereira. "Além dele, outro norte-americano Ryan Lochte, é vice-campeão mundial. Esses caras ainda estão à frente dele."

Na análise do ex-nadador, Kaio Márcio também está fadado a perseguir Michael Phelps. "No nado borboleta, a situação é a mesma", lamentou Scherer, que. "Os três são finalistas olímpicos, sem dúvida. Mas com o americano lá, ouro não tem jeito."

No Mundial de Melbourne, Phelps conquistou os recordes mundiais das provas de 200 m livre, com 1min43s86, 200 m borboleta, com 1min52s09, 200 m medley, com 1min54s98, 400m medley, com 4min04s22, além do revezamento 4 x 200 m, que a equipe formada por Phelps, Lochte, Klete Keller e Peter Nanderkaay anotou 7min03s24.