UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 10h10

Pereira perde invencibilidade e é bronze nos 100 m costas

Fernando Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro *

O brasileiro Thiago Pereira perdeu a invencibilidade na natação dos Jogos Pan-Americanos. Já desgastado após uma semana repleta de competições, ele ficou com a medalha de bronze, neste domingo, no Parque Aquático Maria Lenk, na prova dos 100 m costas. O ouro foi do norte-americano Randall Bal, com 53s66, novo recorde da competição.

EFE
Após seis medalhas de ouro, Thiago Pereira levou o bronze na prova dos 100 m costas
REBECA GUSMÃO LEVA MAIS UM OURO
VEJA IMAGENS DA PROVA
VEJA FOTOS DA NATAÇÃO
CIELO LEVA O OURO NOS 50 M LIVRE
Essa foi a sétima medalha de Pereira, o que lhe dá o recorde nacional de pódios em um só Pan, superando feito de Djan Madruga em San Juan-1979 (três pratas e três bronzes). Ele havia chegado a essa prova com seis medalhas de ouro (200 m e 400 m medley, revezamentos 4 x 100 m e 4 x 200 m livre, 200 m costas e 200 m peito).

"Dei o meu máximo, mas não deu. Senti o cansaço no fim, mas consegui melhorar um pouco o meu tempo", disse Thiago, já ofegante após a prova, em que anotou 54s75. "Essa prova já é a mais difícil pra mim, e o cansaço dos últimos dias só piorou as coisas. Sabia que seria improvável conseguir o ouro, porque o norte-americano estava num ritmo muito forte."

Pereira voltou a nadar neste domingo na prova do revezamento 4 x 100 medley, onde o Brasil foi prata, perdendo apenas para os Estados Unidos. O nadador abriu a prova com o nado de costas. Completaram a equipe Kaio Márcio (borboleta), Henrique Barbosa (peito) e César Cielo (crawl).

"Minha missão está cumprida", disse o nadador, sorridente. "Acho que meu objetivo foi alcançado e superei em muito minhas expectativas, que eram de conseguir um ouro. Agora, vou ter um pequeno descanso, e depois começa tudo de novo, pensando em Pequim."

Com isso, o nadador terminou os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro com oito medalhas, sendo seis de ouro, uma de prata e uma de bronze. Para a Olimpíada, Pereira adiantou que pretende manter a disputa das provas de medley, sua especialidade, mas ainda não sabe quais serão suas prioridades nessa nova fase de treinamentos.

Na prova deste domingo, Pereira nadou bem, mas não conseguiu acompanhar o ritmo de Ball desde a largada. O norte-americano pulou na frente e, na batida dos 50 metros, já tinha mais de um segundo de vantagem sobre o brasileiro, que virou em terceiro lugar.

Na segunda metade da prova, Ball manteve o bom ritmo e terminou com o tempo de 53s66, batendo recorde pan-americano e ficando a 68 centésimos de segundo do recorde mundial, que pertence a seu compatriota Aaron Peirsol. A medalha de prata foi para o também norte-americano Peter Marshall, com 54s64.

Pereira fechou a prova com o tempo de 54s75, o que lhe valeu o recorde sul-americano. O brasileiro já havia batido o recorde continental nos 200 m costas, 200 m e 400 m medley e revezamento 4 x 200 m livre.

Neste Pan, Pereira já havia superado outras duas marcas importantes. Ele bateu o recorde de cinco ouros do lendário norte-americano Mark Spitz em Winnipeg-1967 e o nacional de Fernando Scherer, que venceu quatro provas em Winnipeg-1999.

* Atualizada às 13h25