UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 17h02

Derly leva quarto ouro brasileiro no encerramento do judô

Bruno Doro
Enviado Especial do UOL
No Rio de Janeiro

Depois da confusão que tomou conta do ginásio onde foi realizado o último dia de confrontos do torneio de judô, o brasileiro João Derly conquistou a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos 2007. Ele venceu o combate contra Roberto Ibañes, do Equador, e foi o campeão até 66 kg.

Logo que a luta começou, o equatoriano recebeu uma punição, o que deixou Derly na frente. Mesmo assim o confronto não ficou estático. Derly atacava com vigor e Ibañez tentava se recuperar no placar. A pouco mais de um minuto do final o árbitro puniu os dois atletas, Derly continuou na frente e não teve trabalho para conduzir a luta para o final.

"Eu comecei a luta em um ritmo muito rápido e assim que consegui ficar em vantagem, defendi", revelou. Derly também contou que não quis se envolver na confusão anterior à sua luta: "Nem vi a confusão. Quando aconteceu tudo, eu pedi para o Tiago Camilo e o Shinohara não me falarem. Fiquei no cantinho, quieto".

Derrotado na final, o equatoriano disse que não se sentiu prejudicado. A luta também foi definida pelos árbitros, com a punição sofrida logo no início do combate.

"A verdade é que somos esportistas e estamos para competir. Às vezes, a decisão dos juízes te favorece, às vezes não. Já fui favorecido e já fui prejudicado. A verdade é que para ganhar, você tem que atacar. No judô, quem marca o ponto ganha. Eu não marquei e ele ganhou", disse.

A vaga para a final foi conquistada com a vitória sobre o chileno Felipe Novoa. Porém, a luta mais difícil foi nas quartas-de-final, quando Derly superou o adversário mais forte da chave até 66 kg, o cubano Yordanis Arencibia. O adversário é dono de 25 medalhas em Copa do Mundo, sete de ouro, mas foi derrotado por uma punição no tempo extra (Golden Score).

"Eu disputei duas finais hoje (domingo). Uma contra o cubano, outra pelo ouro. Sabia que ia ser difícil, porque todas as nossas lutas são. Ele estava engasgado na minha garganta, desde a Copa do Mundo. Eu queria muito lutar com ele e deu certo", contou.

Na disputa pelo bronze, Arencibia conseguiu vencer o salvadorenho Carlos Figueroa e o dominicano Juan Jacineto e ficou com a medalha de bronze. Na outra luta pela medalha de bronze Ludwing Ortiz, da Venezuela, venceu o chileno Felipe Novoa.

Derly superou seu desempenho nos Jogos Pan-Americanos de 2003, quando perdeu na semifinal e saiu sem medalhas. O histórico do judoca melhorou nos últimos anos. Em 2005 se tornou o primeiro brasileiro campeão mundial da modalidade, no Egito.

Ao final dos confrontos, os atletas cubanos e brasileiros entraram de mãos dadas na arena encerrando o caso da briga.