UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 14h58

Alexandre Lee vence repescagem e termina com o bronze

Bruno Doro
Enviado Especial do UOL
No Rio de Janeiro

O paulista Alexandre Lee terminou sua estréia nos Jogos Pan-Americanos com a medalha de bronze na repescagem da categoria até 60 kg. Lee venceu o peruano J. Postigos, que levou de três punições.

A luta começou parada, mas a pouco mais de três minutos para o final da luta, o árbitro puniu os dois competidores. Com isso, a luta ficou mais dinâmica e com dois minutos para o final Lee atacou e Postigos recuou, mas acabou saindo da área de luta. O peruano foi punido mais uma vez. Ao final da luta Postigos foi punido mais uma vez e Lee não teve dificuldades para levar o combate até o final e conseguir a medalha.

"Ele é um atleta forte, mas eu já tinha a estratégia feita para vencer. Sabia que a luta duraria os cinco minutos e que ninguém ia conseguir colocar o outro no chão", contou.

Com a medalha no peito, Lee não escondeu a frustração de não conseguir o ouro, mas se disse satisfeito com o resultado: "Depois de perder para o cubano tive que me refazer aos poucos, mas consegui as forças para disputar o bronze".

Nas eliminatórias, Lee caiu nas quartas de final, ao perder para um dos favoritos, o cubano Yosmani Pike, por um yuko, obtido a cinco segundos do final da luta. Pike foi prata na etapa de Hamburgo da Super Copa do Mundo.

Sobre o confronto contra o rival, Lee contou que já tinha perdido para Pike: "Há dois meses lutei com ele e cometi o mesmo erro que fiz agora".

O paulista foi então para a repescagem, rumo à medalha de bronze. No primeiro confronto ele venceu o guatemalteco Douglas Arevalo por imobilização, a dois minutos e meio do fim.

Embora Lee não tivesse participado de Jogos Pan-Americanos, o brasileiro competiu nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, mas não obteve bom resultado: foi eliminado na estréia.

Na final da categoria, o argetnino Miguel Albarracin conquistou o ouro por ippon. Yosmani Pike, que era favorito terminou com a prata. J. Guedez, da Venezuela, ficou com a outra medalha de bronze.